• Diretoria da ACIC discute importância da água em reunião

Diretoria da ACIC discute importância da água em reunião

25 Ago, 2016 13:26:12 - Geral

Criciúma (SC)

O uso e a preservação da água foram pauta de uma reunião com integrantes da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) nesta semana. O gerente de outorga e controle de recursos hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Renato Bez Fontana, juntamente com dirigentes e assessores dos comitês de bacias dos rios Urussanga e Araranguá participaram do encontro, que foi proposto pelo representante da ACIC no Comitê da Bacia do rio Urussanga, Donato Zanatta, com o intuito de aprofundar o conhecimento a respeito do trabalho dos comitês e do Estado no gerenciamento dos recursos hídricos.


Uma apresentação aos empresários expôs o que compete aos comitês de bacias hidrográficas, mostrou metas e ações para a preservação das águas e experiências na gestão de conflitos de uso de água na bacia do rio Araranguá em período de estiagem prolongada. O presidente do Comitê da Bacia do rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, demonstrou preocupação em relação à situação crítica dos recursos hídricos da bacia do rio Urussanga. "A preservação de áreas produtoras de água, como nascentes, topos de morro e outras, é um grande desafio. Por isso existe a necessidade de maior participação dos municípios no planejamento do uso do solo, bem como de todos os setores e da sociedade na gestão dos recursos hídricos", destacou.

O representante da SDS, Renato Bez Fontana, explicou o processo de outorga de recursos hídricos como instrumento de controle do uso da água. "É essencial o apoio da ACIC no cadastro de usuários de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, já que essas informações são necessárias para o planejamento e gestão", pontuou. O profissional apresentou um panorama dos recursos hídricos em Santa Catarina e abordou os diversos usos da água, conflitos existentes em diversas regiões e as preocupações do Estado com o desafio de implantar uma gestão eficiente. “Para que todos tenham água é preciso o comprometimento e a participação de todos. Os comitês querem construir pactos com toda a sociedade para garantir água com qualidade para a presente e futura geração”, afirmou o presidente do Comitê da Bacia do rio Araranguá, Sergio Marini.

O presidente da ACIC, César Smielevski, afirmou que a entidade acompanha e apoia o trabalho dos comitês e manifestou interesse em colaborar na mobilização para o cadastro de usuários de recursos hídricos do setor empresarial.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE