• Diretor da HP Latino Americana visita Unesc

Diretor da HP Latino Americana visita Unesc

26 Mar, 2018 16:13:55 - Variedades

Criciúma (SC)

Nesta ultima segunda-feira, o Diretor para Soluções Educacionas da Hewlett Packard - HP, Enrique Ortiz,  visitou a UNESC para iniciar uma parceria com os cursos tecnológicos da instituição. Além da visita oficial, a empresa trouxe um palestrante, Dr. Eduardo Manzera, quem proferir uma breve apresentação sobre uso da tecnologia para o ensino de matemática.

Toda esta iniciativa faz parte de mais uma das etapas do projeto iniciado no curso de Engenharia Mecânica, em 2016, e que atualmente está sendo motivado pelo Diretor de Ensino de Graduação, Prof. Marcelo Feldhaus. O objetivo final deste é adquir conhecimentos suficientes para instrumentalizar as disciplinas de Cálculos e Fisicas da instituição.  Segundo o coordenador do curso, prof. Adriano Bernardin e o adjunto, Prof. Adilson Oliveira, explicam que a ideia é disponibilizar novas tecnologias e utilizá-las como ferramentas no aprendizado das disciplinas básicas dos cursos tecnológicos como: Cálculos e Físicas.

A HP ficou interessada pela ideia após avaliar uma publicação dos professores da UNESC  sobre o Ensino de Engenharias, em 2017. Neste trabalho estava mostrado que o uso  dos Sistemas Algébricos Computacionais (Computer Algebra System - CAS) melhorou o desempenho e o aprendizado dos alunos de Calculo I, das engenharias. Quando avaliaram os resultados, a empresa identificou  que poderia contribuir muito na implementação da ideia. Segundo Ortiz, a  HP demorou 10 anos desenvolvendo uma calculadora para atender as novas exigências do mercado, para isso  lançou a HP Prime. Esta nova máquinas já vem com o módulo CAS integrado, é programável, apresenta telas touch screen e ainda permite criar gráficos em 3D coloridos. Segundo avaliação dos professores, que tomaram conhecimento da máquina, com essa ferramenta os alunos terão uma maior possibilidade de entender  o significado das funções e vizualizar melhor os fenômenos físicos, descritos pelas mesmas. Para completar, o professor Adilson afirma que: “Além de todas as vantagens pedagógicas, o aprendizado ficará muito divertido!”.

Segundo o executivo da HP, a empresa tem um grande interesse no projeto e pretende aproximar as duas instiuições, o mais rápido possível. Como primeiro passo, Enrique Ortiz afirma que está estudando o desenvolvimento  de distruibuidores para poder oferecer os equipamentos de forma mais acessível. Segundo o mesmo, a iniciativa da UNESC é uma forma de mostrar que não podemos mais “fugir” do uso da tecnologia no ensino, sob o risco de ficarmos defasados do conhecimento tecnológico. Lembra Ortiz: “A indústria Realease 4.0 já é uma realidade, em qual versão estão nossos engenheiros?”.

Como a ideia surgiu 

Segundo nos conta o prof. Adilson Oliveira,  o “embrião” desta  iniciativa surgiu de discussões entre professores do curso de Engenharia Mecância: “Resolvemos desafiar um dos grandes paradigmas da Educação Superior: Mudar a forma de ensinar as disciplinas da área de Cálculos”. Com isso em mente, desde o segundo semestre de 2016, professores do núcleo básico estão experimentando, em turmas de Cálculo I, o uso de softwares algébricos computacionais em sala de aula. Ao longo dos últimos 3 semestres, a ferramenta foi oferecida para os alunos e inúmeros parâmetros foram avaliados no sentido de verificar a melhora do desempenho nos conteúdos e na diminuição da evasão, nas fases iniciais do curso. Foi a partir dos bons resultados que o coordenador do curso, Prof. Adriano Bernardin, propôs continuar a metodologia, levando em consideração o desenvolvimento de novas tecnologias mais acessíveis e mais eficientes para os acadêmicos.

Em setembro de 2017 os resultados preliminares deste projeto foram publicados no COBENGE  2017 (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia), onde os dados indicaram que estudantes que utilizaram o software algébrico, tiveram suas médias aumentadas de  4,8 para 6,8 pontos e o número de aprovados na disciplina de Calculo I, subiu de 30% para 68%. Além disso, o índice de satisfação dos alunos foi avaliado e  mostrou um bom crescimento.

Perspectivas 2018

Para os idealizadores e professores do projeto, este ano será decisivo. Neste semestre uma aturma com mais de 60 alunos de Calculo I já estão explorando a nova ferramenta. Segundo o Prof. Adriano Bernardin, se os alunos aprovarem e os docentes indentificarem resultados positivos,  não haveria nenhum motivo nenhum para que no segundo semestre o uso da tecnologia não fosse extendido para Calculo II e assim por diante. Para o cordenador da Engenharia Mecânica a parceria com uma empresa como a Hewlett Packard é uma demonstração clara de que a universidade está cada dia mais inovadora e alinhada com as tendências mundiais. Além disso, um país como o Brasil precisará de engenheiros muito bem preparados, nos próximos anos, para enfrentar os grandes desafios do Sec. XXI.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal