• Direitos humanos e diversidade serão temas de encontro em Içara

    Palestras, debates e apresentações artísticas farão parte do encontro que reunirá profissionais e população LGBT da região.  

Direitos humanos e diversidade serão temas de encontro em Içara

09 Ago, 2017 13:42:47 - Geral

Içara (SC)

Com o objetivo de reforçar a importância do fortalecimento dos Sistemas de Saúde, Educação e Assistência Social e o desenvolvimento de programas e ações integradas de promoção e atenção à população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, Programa Municipal de ISTs/HIV/AIDS e a ONG Grupo Içara de Incentivo à Vida estão promovendo o 1º Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade de Içara, que será realizado no dia 23 de agosto a partir das 8h, no Salão Paroquial da Matriz São Donato. 

De acordo com a responsável pela comissão organizadora e coordenadora do Programa DST/HIV/Aids do município, Samira Abdenur, este encontro faz parte de uma série de ações de conscientização sobre a diversidade realizadas no município. "É uma forma de despertar consciência e provocar uma reflexão da sociedade e dos órgãos públicos. Por mais que a população LGBT esteja no nosso convívio, muitas vezes, ainda é tratada com preconceito. Tais atitudes de desrespeito promovem a evasão escolar, patologias psicológicas e exclusão dos direitos, deixando esta população às margens. A inserção no mercado de trabalho é uma das dificuldades encontradas. Com isso, sentimos a necessidade de discutir políticas públicas que promovam o respeito e a igualdade”, explica.

A enfermeira içarense Dayana Gomes, relata que uma das suas maiores dificuldades foi a inserção no mercado de trabalho. “Por ser uma mulher trans, encontrei muitas barreiras, até passar no concurso público. Por falta de conhecimento as pessoas entendem que a população trans não pode trabalhar, e muitos acabam buscando outras maneiras de obter sustento. Hoje sou funcionária efetiva na prefeitura de Içara e posso exercer minha profissão, mas ainda precisamos avançar muito nas questões de igualdade e respeito ao próximo", diz.  Dayana é uma das palestrantes do evento e abordará em sua fala o “Processo transexualizador no SUS e cirurgia de redesignação sexual”.

“Este encontro será um momento de discussão, para esta população que ainda é muito desatendida em todos os âmbitos. São nestas discussões que ampliamos nosso repertório de conhecimento e surgem novas ideias para propor políticas públicas em saúde e educação, por exemplo”, completa a enfermeira.

“Neste encontro, dialogaremos sobre o respeito, o protagonismo social, o enfrentamento a violência, a homofobia, entre outros assuntos que permeiam esta área. Por isso, pensou – se em uma programação bem detalhada, com profissionais de diversas áreas do conhecimento que informarão os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, além do público LGBT da região”, destaca a secretária de saúde, Lucimara Ferreira.  

As inscrições podem ser realizadas no link https://goo.gl/eJJ3U5

Programação:

08h - Acolhimento.

08h30 - Mesa de abertura com autoridades e apresentação de dança do Coletivo Sou.

09h - Palestra de abertura com Marina Reidel, secretária nacional da diversidade LGBTT, “Construção de identidade de gênero: direitos humanos, respeito, dignidade e protagonismo social”.

09h40 - Palestra com Paula Andrade, da academia de polícia de Florianópolis, com o tema “Enfrentamento à violência contra a população LGBT”

10h20 - Palestra com Gabriela da Silva, professora mestra em educação, com o tema “Diversidade na escola”.

11h - Palestra com Margareth da Silva Hernandes, presidente da comissão de direito homoafetivo e Gênero da OAB/SC, com o tema “Combate à homofobia/transfobia e avanços na legislação para população LGBT”.

11h40 - Palestra com Eric Seger, presidente da ONG Homens Trans em Ação (HTA), com o tema “Homens trans e suas demandas de políticas públicas”.

12h10 - Almoço

13h - Apresentação da peça de teatro “Julia”, do Grupo Cirquinho do Revirado, na praça da matriz São Donato.

14h - Palestra com Cleo Martins, conselheira tutelar, com o tema “Transexualidade no mercado de trabalho”.

14h20 - Palestra com Dr. Lauro Nogueira, médico ginecologista, com o tema “Transformação do corpo, hormonoterapia e seus efeitos adversos”.

15h - Palestra com Juliana Cavaler, advogada, com o tema “documentação para travestis e transexuais”.

15h40 -  Palestra com Dayana Gorges, enfermeira, com o tema “Processo transexualizador no SUS e cirurgia de redesignação sexual”.

16h - Palestra com Dr. Roberto Oenning, médico infectologista, com o tema “Panorama do HIV/AIDS entre a população LGBT no Brasil e perspectiva da prevenção combinada: avanços e desafios”.

16h40 -  Palestra com João Macedo, apóstolo da igreja acolhidos por Cristo, com o tema “Diversidade e religião”.

17h20 - Exibição do documentário “Trans Formar”.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança