• Dirceu Dresch participa de atos contra medidas do governo Temer

    Nesta quinta-feira (19), parlamentar estará em Brasília para defender medidas que amenizem crise na cadeia do leite e cobrar retirada do corte de recursos para agricultura família.

Dirceu Dresch participa de atos contra medidas do governo Temer

19 Out, 2017 14:46:46 - Política

Oeste (SC)

O deputado estadual Dirceu Dresch esteve  nesta quarta-feira, 18, nos municípios de São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó e Xanerê para participar de atos contra as contra medidas do governo federal que atingem os agricultores familiares e demais trabalhadores.  As manifestações também cobraram medidas para contornar a crise que atinge a cadeia produtiva do leite. Os atos foram organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e demais entidades que formam a Frente Brasil Popular. Protestos também ocorreram em Rio do Sul, Xanxerê e Florianópolis.

Para Dresch, medidas do governo federal, como o corte de recursos no orçamento de 2018 para financiar programas voltados à agricultura familiar e à área social e as propostas de reforma da previdência, vão gerar empobrecimento do meio rural e aniquilar a economia dos pequenos e médios municípios. Ele também citou os efeitos que a privatização do setor elétrico provocará no meio rural.

"Estão  atingindo em cheio a agricultura familiar. A asfixia dos programas sociais e o desemprego resultaram na  queda no consumo, e isso impactou na redução drástica no preço do litro do leite pago ao agricultor, por exemplo. A proposta de orçamento enviada ao Congresso reduz  drasticamente os recursos para a agricultura familiar. Não há nenhum centavo para a habitação rural e programas como o PAA serão inviabilizados. O subsídio do Pronaf terá um corte de 60%. Some-se a isso a privatização do setor elétrico, que resultará em aumento da tarifa e no fim do subsídio na conta de luz rural, e a proposta da antirreforma da previdência que, na prática, impede o agricultor de se aposentar. Hoje os agricultores estão na rua porque já sentem os efeitos das medidas do governo Temer, e sabem que a cituação irá piorar se não houver reação", afirmou Dresch.

Agenda em Brasília

Nesta quinta-feira (19), o deputado Dirceu Dresch integrará comitiva de entidades e  lideranças da agricultura familiar catarinense em agendas com autoridades em Brasília. Eles se reunirão às 10 horas como o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e às 14 horas com o secretário adjunto da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac.

O objetivo é discutir medidas eficazes que invertam a queda acentuada  do preço pago ao agricultor pelo litro de leite, que está inviabilizando a atividade. Outro ponto é fazer com que o governo reveja o corte proposto no orçamento de 2018 para financiar programas voltados à agricultura familiar. "O Programa de Aquisição de Alimentos, por exemplo, dispunha de R$ 378 milhões no ano passado. Temer agora quer reduzir para R$ 750 mil, um corte de 99,8%.É uma regressão muito grande  que trará gravíssimos resultados", explicou Dresch.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal