• Diocese de Criciúma acolhe Mutirão Regional de Comunicação

Diocese de Criciúma acolhe Mutirão Regional de Comunicação

10 Nov, 2016 12:46:47 - Variedades

Criciúma (SC)

De 25 a 27 de novembro, a Diocese de Criciúma acolhe o 3º Mutirão Regional de Comunicação (Muticom). Promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 4 da CNBB, que engloba as dez dioceses do Estado de Santa Catarina, o evento será acolhido pela Paróquia São Donato, em Içara, e ainda está com inscrições abertas àqueles que trabalham ou se interessam pela comunicação como meio para a evangelização.

"A Pastoral da Comunicação é uma instância de serviço na Igreja. O Muticom é muito rico, é onde a Pascom procura cumprir sua missão, ou seja, colocar profissionais e agentes de pastoral capacitados para ministrar palestras, oficinas que vão de encontro com as necessidades da comunidade paroquial local. Não é um encontro só para comunicadores. É um encontro para os membros de pastorais, movimentos, obras sociais, serviços, se abastecerem de conteúdos para potencializar toda força do grupo que pertence através da comunicação”, ressalta a coordenadora regional da Pastoral da Comunicação, Olga Oliveira, da Arquidiocese de Florianópolis.

O Muticom tem o propósito de ser espaço de intercâmbio, atualização, reflexão e aprofundamento sobre os temas da comunicação e da sociedade e de mediação e socialização entre aqueles que trabalham no campo da comunicação. “O Muticom é um evento transversal, porque ele perpassa toda vida paroquial e serviços. É muito importante salientar isto, porque, muitas vezes, as pessoas pensam: ‘Não sou comunicador, não é um encontro que devo participar’. No último Muticom, em Florianópolis, um grupo de catequistas que participou do evento relatou que mudou a visão deles de como comunicar aquilo que sabiam. Entenderam como, por exemplo, criar jogos, blogs, ministrar os temas de forma mais criativa, entre outros”, relata Olga.

Muticom contará com especialistas e profissionais em comunicação

O evento oferecerá as palestras “Comunicar a Misericórdia do Pai” (Pe. William Betonio, diretor geral da TV/Rádio Aparecida), “O anúncio concreto da misericórdia através de gestos e palavras na vida pastoral” (Pe. Ederson Iarochevski, Diocese de Caçador), “Meios Tecnológicos e a Comunicação” (Pe. Márcio Vignolli, Comunidade Divino Oleiro) e “A comunicação a serviço da pastoral” (Pe. Joel Sávio, Diocese de Criciúma).

O Muticom contará, ainda, com missa, plenária, mostra cultural, partilha de experiências e workshops com profissionais e especialistas na área de mídias sociais, comunicação e catequese, comunicação e viabilização de projetos, Pastoral da Comunicação, rádio, mídia training, texto jornalístico, fotografia, comunicação e liturgia.

“O que é muito legal do evento é que o participante vem com todo seu conhecimento sobre o assunto de sua atividade pastoral e, nesta troca, percebe o quanto somos um só corpo e somamos na Igreja e que muitas ações podem ser feitas em conjunto. Meu sonho, como Pascom, é que a cada Muticom a comunidade local entenda, cada vez mais, que promovemos estes eventos para todos e não só para os que trabalham diretamente com a comunicação", explica a coordenadora.

História

“Comunicação na vida da Igreja” foi o tema do 1º Mutirão de Comunicação Regional (Muticom/SC), que foi realizado em Joinville, em maio de 2011. A intenção deste primeiro Muticom, que teve como lema: “Investir na Comunicação para Ganhar na Evangelização”, foi a de ajudar os agentes de Pastoral no uso adequado dos meios de comunicação para fortalecer a ação evangelizadora da igreja em Santa Catarina.

O segundo Muticom, realizado na Arquidiocese de Florianópolis, em novembro de 2015, teve como tema: “Uma nova Paróquia,” e como lema: “Construindo em comunhão a Cultura do Encontro” e contou com uma programação bastante diversificada, com importantes palestras e oficinas na área de comunicação, além da apresentação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

O terceiro mutirão que acontecerá na diocese de Criciúma, e terá como tema “Comunicação e Misericórdia”, pretende despertar o coração dos agentes de pastoral para a importância de acolher o apelo da Igreja, para o anúncio do Rosto Misericordioso do Pai, por todos os meios disponíveis.

Inscrição e informações

Todas as informações sobre o evento e inscrição podem ser feitas pelo site: http://pascomsul4.com.br/muticom/


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança