• Dicas para não ter problemas com equipamentos elétricos

    Comunidades que quiserem orientações nos bairros, podem solicitar à Satc palestra sobre Segurança em Eletricidade Doméstica

Dicas para não ter problemas com equipamentos elétricos

18 Jun, 2018 11:25:20 - Geral

Criciúma (SC)

Há pouco tempo para a chegada do inverno, o frio já tem “dado às caras” pela região.  É nesta época que temos dias menores e noites mais longas. Assim, as lâmpadas ficam acesas por mais tempo, os banhos são mais quentes, os aquecedores saem da dispensa e o consumo de energia pode ser um problema. Além disso, os transtornos elétricos costumam ser mais frequentes neste período do ano.

Para se preparar para o frio com segurança, a engenheira eletricista e professora da Satc, Janaína Quarti, elencou algumas dicas importantes para os consumidores.  Vale lembrar, que a Satc se coloca à disposição para levar orientações à comunidade por meio de palestras e encontros nas associações de moradores. Neste ano, vários bairros foram contemplados com as dicas sobre segurança em eletricidade doméstica. Informações no telefone 3431 7543.

Segurança em ELETRICIDADE doméstica:

Abrir mais o registro no chuveiro

Durante o inverno a queima de resistência dos chuveiros elétricos é maior. Para obter água mais quente, o consumidor costuma abrir o mínimo possível o registro de água, assim passa menos água pela resistência, podendo ocasionar a queima. Para evitar o transtorno, é preciso abrir mais o registro de água e se quiser economizar energia com o chuveiro, evite ficar muito tempo no banho.

Lâmpadas de LED para economizar    

Nessa época do ano, os dias costumam ficar menores e, com isso, as lâmpadas ficam acesas por mais tempo. Uma boa dica para economizar energia nesse caso é substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, por lâmpadas de LED. Além de serem mais eficientes, elas têm vida útil maior, assim a troca de lâmpadas vai se tornar menos frequentes. Para trocá-las, não esqueça de desligar o circuito de iluminação.

Desligue antes de retirar da tomada

O aquecedor elétrico também pode ser um vilão no inverno. Tome cuidado ao manuseá-lo Sempre desligue o equipamento antes de tirar da tomada e, se quiser economizar, ligue o equipamento até o ambiente ser aquecido, desligando-o em seguida.

Ferro de passar, poucas vezes na semana!

O ferro elétrico também tem consumo elevado, por isso, junte o máximo de peças para passar de uma só vez. Separe as roupas por tecido e inicie pelos que exigem temperaturas mais baixas. Em seguida aumente a temperatura e passe as roupas de algodão.

Selo de economia é importante

Ao adquirir equipamentos novos, fique de olho no Selo do Procel de economia de energia. Esse selo indica os equipamentos que apresentam os maiores níveis de eficiência energética.

Chame um profissional

E não esqueça, para efetuar reparos em instalações e equipamentos elétricos, contrate um profissional habilitado para evitar problemas futuros.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE