• Diálogos Unesc reúne acadêmicos e reitoria em momentos de pandemia

Diálogos Unesc reúne acadêmicos e reitoria em momentos de pandemia

05 Jun, 2020 19:16:48 - Educação

Criciúma (SC)

A fim de manter a tradição de dialogar com a comunidade acadêmica e preocupada com o bem-estar dos alunos durante a pandemia de coronavírus, a Unesc promove mais uma edição do “Diálogos Unesc”, em formato virtual. Cronograma de aulas, dados financeiros e outros assuntos são discutidos com os nove mil alunos em reuniões online entre a reitoria da universidade e turmas de todos as fases e cursos de graduação. “Em um momento onde as incertezas cercam a todos, a reitoria da Unesc busca proximidade com os acadêmicos. Já é uma prática comum da nossa gestão dialogar com os estudantes. Ouvir suas necessidades, expectativas e sugestões é fundamental para a melhoria dos processos na instituição e neste momento tão desafiadores estas ações se tornam ainda mais importantes”, explica a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Durante os encontros, a reitora apresenta um pouco da situação financeira e reforça as ações tomadas pela instituição. Por ser uma universidade comunitária e preocupada com o acesso e permanência estudantil, a Unesc tem programas e políticas próprias para esse fim e que foram ampliadas para esse momento de crise mundial. Desde a chegada da pandemia, a Unesc já lançou 16 programas que auxiliam o estudante com descontos, financiamento, parcelamento, apoio psicológico, entre outros.

“Como universidade comunitária que somos, não podemos nos furtar de estar ao lado do estudante nesse momento diferente e incerto. Precisamos auxiliá-los no que for preciso e no que está ao nosso alcance. Esses encontros serão fundamentais para ouvir os estudantes e tomar decisões corretas diante desta pandemia”, explica a reitora.

Unesc apresenta números

De propriedade Comunitária, a Unesc se mantém com recursos próprios. De acordo com os dados apresentados, apenas 2,5% a 3% dos recursos são oriundos de recursos públicos, por meio de bolsas do Uniedu e PMC. No total, mais de 70% dos alunos possuem algum tipo de bolsa. Destes, 23% possuem até 50% de desconto nas mensalidades e 14% possuem bolsa 100%, grande parcela custeada com recursos próprios da instituição.

Para o acadêmico de pedagogia, Denis Vieira Moraes, o momento serve para a busca de informações fidedignas. “É importante a gente ouvir, participar e opinar. Desde quando entrei na universidade, venho acompanhando todo o processo de gestão. Que a gente possa utilizar momentos como estes para procurar as informações reais da nossa universidade. O momento de fala é agora, seja para fazer críticas ou tirar dúvidas. Esse eh um momento muito importante“ comenta.

Políticas de permanência estudantil

Dentro de todos os esforços para garantir a permanência estudantil, a Unesc lançou os programas:

• Flexibilização Covid-19, que permite ao estudante o parcelamento das mensalidades de maio e junho;

• Desconto Covid-19, que possibilita descontos de 5 a 10% de desconto nas mensalidades;

• Unesc Financia Covid-19, que permite o financiamento em até 50% das mensalidades ainda não vencidas;

• Manutenção do desconto regularidade, que concede 2% de desconto aos estudantes que pagam até o 5º dia útil;

• Empréstimo de equipamentos e acesso à internet, que fornece computadores e equipamentos para acesso à internet aos alunos que não possuem os recursos tecnológicos;

• Concessão de EPI’s para todos os estudantes conforme o grau de risco a que estão expostos;

• Manutenção do programa para o fortalecimento das licenciaturas;

• Programa de monitoria e estágios internos, que prevê pagamento integral dos estagiários da própria Unesc;

• Bolsas Uniedu, recursos oriundos do Governo do Estado e que atendem 1.023 alunos;

• Bolsas PMC, recursos da Prefeitura Municipal de Criciúma e que beneficia 289 estudantes;

• Programa Acolher, que atende centenas de estudantes em situação de sofrimento mental;

• Manutenção do Desconto Família, que prevê 10% de desconto para estudantes que tiverem mais de um membro da família estudando na Unesc;

• Manutenção de desconto maior idade, que possibilita 35% de desconto aos estudantes que tiverem 45 anos ou mais;

• Manutenção bolsa pesquisa e extensão, que disponibiliza 178 bolsas para projetos de pesquisa e 271 bolsas para projetos de extensão;

• Cursos online gratuitos, ofertas de cursos online para validação de horas complementares;

• Financiamentos privados, que oferta financiamentos com as instituições privadas Pravaller, Bradesco e Santander;

• Financiamentos estudantis. Articulação da reitoria junto a ACAFE para a provisão de financiamentos específicos aos estudantes das Universidades Comunitárias pelo Governo do Estado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal