• Dia Nacional de Combate a Sífilis terá programação em Içara

Dia Nacional de Combate a Sífilis terá programação em Içara

15 Out, 2019 17:20:06 - Saúde

Içara (SC)

Içara irá realizar ações em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sifilis. No próximo sábado, no período matutino, a Praça da Matriz São Donato receberá a equipe da Secretaria de Saúde para a realização de testes rápidos, com orientações sobre a prevenção. De acordo com a secretária Jaqueline dos Santos, o objetivo é conscientizar a população sobre a doença. “Para poder proporcionar o conhecimento sobre e facilitar o acesso e diagnóstico da doença precocemente, estamos fazemos dias diferenciados para esse tipo de atendimento”, comentou.

A secretária também reforça que os exames para sífilis também estão disponíveis nas unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Todas as pessoas sexualmente ativas e principalmente gestantes pelo risco de causar Sífilis congênita, devem realizar o teste”, reforçou.

Sobre a doença

A sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST) pode apresentar sintomas que desaparecem espontaneamente. Por esse motivo, muitas vezes, não é tratada  de forma adequada. É uma doença que tem cura, mas se não tratada adequadamente pode causar complicações. 

Apesar de ser uma doença antiga e de tratamento eficaz, os casos de sífilis vêm aumentando nos últimos anos em Santa Catarina, conforme Boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (Dive).

Uma das formas de identificar se a pessoa esta infectada pela Sífilis é através do Teste Rápido disponibilizado pelo SUS em todas as Unidades de Saúde gratuitamente.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE