• Dia Nacional da Adoção: momentos para aprender e se emocionar

Dia Nacional da Adoção: momentos para aprender e se emocionar

28 Mai, 2019 14:45:40 - Educação

Criciúma (SC)

Brincando no balaço, Leticia sorriu. Assim foi o primeiro contato entre o casal, Regina Teixeira e Nilzo Felisberto, e sua filha adotiva. Aos cinco anos, na Associação Beneficente Nossa Casa, a menina buscava um lar. Seus pais adotivos buscavam uma nova história, e o destino os uniu. A adoção, motivo de lagrimas e alegrias, foi assunto na Unesc na noite desta sexta-feira (24/5).

O tema foi abordado pelas alunas do Mestrado em Direito da Universidade, Glaucia Borges e Johana Cabral, que trouxeram contextos e histórias relacionadas ao assunto.  “Falar de adoção é falar de vidas. Encontramos momentos tristes e passagens alegres. Assim, abordamos o assunto em todos os seus lados, para informar, conscientizar e buscar qualificar a vida de quem tem no ato a esperança de um futuro”, explica Glaucia.

Com a o tema “Amor Sem Medidas”, o evento foi promovido pela Associação Beneficente Nossa Casa, em parceria com a Unesc, Poder Judiciário e Ministério Público, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Criciúma, Giancarlo Bremer Nones, fez parte da mesa de abertura do encontro e reforçou a proposta das mestrandas da Universidade. “Em anos na área, já presenciei os dois lados desta história. É um assunto delicado e que merece cuidados. É preciso esclarecer e reforçar a realidade, muitas vezes triste, sobre o que é a adoção. É um ato sério, e a discussão é fundamental para evoluirmos no assunto”, destaca. O promotor de Justiça Otávio Augusto Bennech Aranha Alves também fez parte da mesa de abertura.

A pró-reitora acadêmica da universidade, Indianara Reynaud Toreti, avaliou o momento vivido na Universidade como uma oportunidade. Para ela, o assunto é complexo e merece atenção. “Adoção é amor, um sentimento de muitos caminhos. Para a Unesc, é uma grande alegria receber este encontro, pois assim podemos contribuir para uma vida melhor”, afirma.

União pelo amor ao próximo

Fundada em 1999, a Associação Beneficente Nossa Casa é resultado de uma união com o objetivo de compartilhar amor e carinho. O trabalho é desenvolvido na Instituição com um time de colaboradores e voluntários, que se unem para dar um lar, proteger e cuidar dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Atualmente, segundo a vice-presidente da Associação, Isabel Cristina de Fraga Feijó, a Nossa Casa abriga 19 crianças em situação de vulnerabilidade. Ela destaca que as atividades só são possíveis com o trabalho em conjunto de entidades da região. “Hoje, conseguimos proporcionar uma rotina de lar, com escola e atividades sociais. Esta conquista é possível graças aos nossos parceiros. Um trabalho feito por muitas mãos e com amor vindo do coração”, afirma.

Representaram o projeto “Cuidado compartilhado à criança e o adolescente residente em uma casa de acolhimento de Criciúma”, os professores, Marco Antônio da Silva e Graziela Amboni. Em nome da Prefeitura de Criciúma, esteve presente a assistente social Gleice da Cunha. Também participou do evento a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martinhago.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE