• Dia Mundial da Água: ações visando educação ambiental

Dia Mundial da Água: ações visando educação ambiental

21 Mar, 2017 14:51:23 - Geral

Araranguá (SC)


Utilizar o Dia Mundial da Água para reforçar o alerta, promovendo a conscientização do ser humano como agente que deve participar da preservação do líquido mais precioso do planeta Terra. É com esse objetivo que o Comitê da Bacia do Rio Araranguá realiza, nesta quarta-feira, 22, inúmeras ações visando à educação ambiental em diversas cidades do sul catarinense.


As atividades acontecerão em Criciúma, Nova Veneza, Araranguá e Siderópolis. “É um dos dias mais importantes do ano para àqueles que, como nós, batalham diariamente pela preservação da água. Por isso, sempre em parceria com outras instituições da região, convidamos à todos que participem destes momentos tão especiais”, ressalta o presidente do Comitê, Sérgio Marini.


Recuperação de áreas degradadas em Nova Veneza


Em Nova Veneza, através do projeto “Ingabiroba”, será realizada a plantação e distribuição de 200 mudas na comunidade de Picadão, com a participação das Escolas Municipais do Caravaggio e Bairro Bortolotto. A ação acontecerá a partir das 9h, em parceria com a ADISI, Epagri, Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente. “Trabalharemos na recuperação de uma nascente, começando um processo que irá garantir água para nossos filhos e para as futuras gerações, ao fazer com que a água em abundância brote novamente”, ressalta Marini.


Fortalecimento da educação ambiental em Araranguá


Através da distribuição de mudas, água e materiais educativos, em Araranguá o objetivo será conscientizar ambientalmente a população que passa, diariamente, pela Praça Hercílio Luz, na área central da cidade. A partir das 13h30min, a atividade será colocada em prática por conta de uma parceria do entre Fundação do Meio Ambiente, SAMAE e IFSC. “A cidade tem como animal símbolo o boto, que só voltará a aparecer com mais frequência em nossa região a partir do momento em que pudermos oferecer água preservada, em boas condições. Por isso, a importância de abordamos o assunto com a comunidade”, argumenta o vice-presidente do Comitê e diretor da FAMA, Luiz Leme.


Exposição de ações em Criciúma


Já em Criciúma, das 8h às 12h, haverá distribuição de folders e cartilhas, bem como exposição e apresentação de trabalhos relativos à preservação das águas. O evento “A água: o recurso e a sua gestão”, acontece no hall em frente Reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

De acordo com a secretária do Comitê, coordenadora do laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos da Unesc e professora, Yasmine de Moura da Cunha, a intenção é marcar o dia como um lembrete. “Queremos chamar atenção para uma gestão participativa e integrada. A universidade também é parceira em projetos relacionados à preservação da água, por isso queremos mostrá-los às várias pessoas que irão passar pelo local e que precisam ser conscientizadas”, completa.


Visitação na barragem de Siderópolis


Por fim, em parceria com a Casan, aos interessados em conhecer sua estrutura, a Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, estará aberta para visitação das 9h às 16h30min.


TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO



REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE