• Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

24 Nov, 2016 14:52:12 - Variedades

Criciúma (SC)

O Dia Internacional da Não da Violência contra as Mulheres é celebrado tradicionalmente nesta sexta-feira, 25. Esta data ficou reconhecida por conta do caso das irmãs Patrícia, Minerva e Antonia María Mirabal, da República Dominicana, chamadas de Las Mariposas - assassinadas nesta data no ano de 1960. A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda por meio do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) está com um forte trabalho no que diz respeito ao assunto e vem realizando uma mobilização extensiva para prevenir cada dia mais a violência no município.

Ao longo de todo o ano, o CREAS trabalhou atividades com intituladas “Machismo - já passou da hora #podeparar”. O tema veio para chamar a atenção da sociedade, mostrando que pequenas ações do cotidiano podem levar a grandes violências. Atualmente em Içara, são acompanhados 40 casos de violência, com a faixa etária de 19 a 65 anos. Vale lembrar, que entre os tipos de violência estão a física, sexual, psicológica e moral, patrimonial, intrafamiliar/doméstica, conjugal e institucional.

Segundo a coordenadora do Creas, Lucia Zanolli Pizzetti, a campanha em prol da erradicação da violência tem o papel fundamental, no que tange aos serviços prestados de atendimento, acompanhamento e encaminhamento á mulher vitima de violência doméstica. “Hoje nossa equipe conta com uma equipe interdisciplinar de assistente social, psicologia e advogada para a acolhida e orientações. O objetivo é o empoderamento dessas mulheres vitimas de violência”, frisou. A coordenadora ainda lembra que em casos de denúncias deve ser acionado o telefone 180.

Campanha quer auxiliar no combate a violência

A cidade de Içara também está inserida na campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A iniciativa é realizada anualmente no mundo todo. O início desta ação no país foi no último dia 20, Dia da Consciência Negra, na expectativa de também ressaltar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres desta etnia. Já mundialmente a campanha inicia no dia 25 e segue até 10 de dezembro.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE