• Dia do Vigilante: Zelo e responsabilidade daqueles que cuidam da Unesc

Dia do Vigilante: Zelo e responsabilidade daqueles que cuidam da Unesc

19 Jun, 2020 21:19:13 - Segurança

Criciúma (SC)

Olhares sempre atentos, ajuda a postos e cuidado com a comunidade acadêmica 24 horas por dia. Assim é a atuação da equipe que cuida da vigilância da Unesc. O grupo, formado por mais de 30 profissionais que se revezam nos postos de trabalho, é sinônimo de zelo e responsabilidade. Neste dia 20 de junho, data na qual se celebra o Dia do Vigilante, a Universidade destaca dois dos inúmeros exemplos de profissionais que vestem a camisa e, com isso, fazem do campus um lugar especial e seguro.

Há poucos dias de completar 21 anos de trabalho na função de vigilante na Unesc, João de Oliveira Fernandes, veste com orgulho o uniforme verde que leva o símbolo da Instituição. Postura, retidão nas ações, compromisso e gentileza fazem parte do perfil do colaborador, que não mede esforços para participar das ações oferecidas pela Universidade e de atender todas as necessidades na qual pode colaborar.

Ao longo das mais de duas décadas de trabalho no campus, João viu sua vida se transformar e, junto dela, a história da Universidade. “Tudo por aqui evoluiu. Vi, não só toda a estrutura crescer, mas alunos chegarem como calouros, concluírem graduação e pós e tornarem-se professores, nossos colegas na Universidade”, comenta orgulhoso.

A trajetória de vida do colaborador se une à história da Universidade, que hoje acolhe seu único filho como estudante da terceira fase do curso de Ciência da Computação. “Me sinto feliz pela formação do meu filho, como se fosse minha. É muito gratificante saber que ele encontra aqui um ensino de excelência. No lugar que me viu trabalhar a vida toda, ele vai garantir sua formação e realizar seus sonhos”, destaca João.

Para o colaborador que é exemplo para a equipe, o foco na profissão deve ser voltado à atenção constante, ao compromisso e à agilidade no atendimento às demandas. “Procuro estar sempre atento e disposto a resolver o que está a minha volta. Minha intenção é exercer sempre uma conduta reta e de confiança, o que, para mim, está entre os princípios do bom profissional dessa área”, completa.

Segundo lar

Seguindo o exemplo de João, a vigilante Zenir Castro de Araújo acorda todos os dias disposta para o trabalho na vigilância do Colégio Unesc. Conforme ela, não há um dia se quer que não tenha vontade de estar neste local realizando sua função de zelar pela escola, pelas crianças professores e colaboradores. “Para mim não tem tempo ruim. Sabe aquela pessoa disposta com o trabalho? Sou eu. É um prazer e um orgulho ser colaboradora da Unesc, essa Instituição que nos acolhe tão bem”, salienta.

O emprego na função de vigilante na Unesc serviu para Zena, como é carinhosamente chamada no campus, como uma oportunidade de abrir horizontes e acreditar em si mesma. “Fiz o curso de vigilância enquanto estava de férias na empresa em que trabalhava na função de terceirizada no setor de limpeza. Aprender sobre isso e ver que eu poderia exercer esse papel me fez ter outra visão sobre eu mesma. Neste trabalho eu comecei a acreditar muito mais em mim, tomar coragem”, comenta.

Zena divide a rotina no campus com a filha de 18 anos que, além de cursar Nutrição, também realiza estágio na Universidade. Para ela, o orgulho e a vontade de desempenhar cada vez melhor sua função se somam à gratidão por fazer parte desse Universo. “Me sinto muito feliz com a oportunidade de estarmos aqui. É nossa segunda casa. Meu desejo é poder continuar desempenhando minha função de vigilante, conversando com tantas pessoas diferentes e qualificadas, tendo contato com as crianças e cuidando disso tudo” acrescentou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE