• Dia do Professor é comemorado com evento na Unesc

Dia do Professor é comemorado com evento na Unesc

15 Out, 2016 17:17:25 - Educação

Criciúma (SC)

Debate sobre a Medida Provisória 746/2016, que trata sobre o Ensino Médio, música, poesia, sorteio de livros e homenagens marcaram as comemorações pelo Dia do Professor, que ocorreram nesta sexta-feira (14/10), no campus da Unesc. A ação é desenvolvida pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e faz parte da campanha “Professor, Orgulho de Ser”, uma iniciativa de valorização da profissão e do papel de transformação que o professor tem na sociedade.

O evento foi aberto pelo Sarau Unesc, com a participação de professores e estudantes e seguiu com debate entre professores da Universidade e de escolas da região sobre a Medida Provisória 746/2016, que trata sobre novas definições para o Ensino Médio. A mesa redonda terá a participação do professor doutor da Unisul Gilvan Machado Costa e mediada pela diretora da UNA HCE, Angela Back. Graduado em Matemática, mestre em Educação Matemática e doutor em Educação, Costa desenvolve trabalho com ênfase em Política Educacional, dedicando-se a temas como trabalho docente e valorização dos profissionais da educação; Ensino Médio no Brasil e gestão e financiamento da Educação Básica.

Segundo Angela, o objetivo do evento foi, além de ser uma tarde festiva, ser um espaço para a reflexão sobre assuntos importantes para a categoria, como a Medida Provisória 746/2016. Durante a sua fala, Costa chamou a atenção para dados relacionados ao Ensino Médio, como o de que 50% dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos – por volta de 5 milhões – ainda não chegaram ao Ensino Médio ou não estão na escola (aproximadamente 1,5 milhão de pessoas). “O que estamos fazendo com a juventude? Ela tem direito de se aproximar de conceitos de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física que estão sendo considerados ofensivos pela Medida Provisória, que é indigesta e inoportuna para professores e alunos. O Ensino Médio é uma etapa muito importante da formação”, afirmou o palestrante. 

Após o debate, o professor doutor da Unesc Gladir Cabral fez uma apresentação de voz, violão e poesia e para finalizar a ação, a UNA HCE homenageou professores da Educação Básica e do Ensino Superior que se destacam e são referência no que fazem. A homenagem fez parte das campanhas “Professor, Orgulho de Ser” e “Professor, Eu Gosto e Respeito”.

As pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e a diretora da UNA HCE entregaram uma obra feita pela professora do curso de Artes Visuais Angélica Neumaier para cada professor homenageado. 

“Ninguém é arquiteto, médico, engenheiro sem ter tido um professor comprometido, que incentive a realização de sonhos e que esteja preocupado em fazer o melhor possível para a sociedade. Parabéns a todos os professores que com a sua dedicação, amor e trabalho contribuem para um mundo melhor”, afirmou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

SETOR INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE