• Dia do Livro Infantil das crianças do Bairro Santa Luzia

    Para comemorar a data, alunos do Centro de Educação Infantil Santa Luzia recebem a escritora Carmen Neves

Dia do Livro Infantil das crianças do Bairro Santa Luzia

19 Abr, 2017 10:24:59 - Educação

Criciúma (SC)

O contato dos pequenos com o mundo encantado da literatura costuma começar antes mesmo que as crianças aprendam a ler. Seja através das figuras coloridas, que atraem até mesmo os bebês, ou pelo hábito, que muitos pais preservam, de contar histórias antes de dormir, a leitura permite viajar na imaginação. Por isso, para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nessa terça-feira (18), os alunos dos Grupos 4A e 4B do Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Luzia tiveram uma tarde especial, com direito a contação de histórias feita por ninguém menos que a escritora criciumense Carmen Neves.

Com seis livros publicados, sendo três infantis, Carmen conta que a ideia para a série de histórias surgiu num sonho. “Acordei com o enredo na cabeça e tive que escrever. É sempre assim, às vezes estou lavando a louça e preciso parar e colocar no papel”, explica, já projetando a próxima obra. “Será sobre um sapo que assiste a uma partida do Criciúma Esporte Clube”, adianta.

Como escritora independente, ela não recebe grandes quantias como os autores de best-sellers, mas o maior pagamento chega de outra forma. “Já passei por mais de 80 escolas. Saber que pude contar uma história e ver o sorriso de uma criança não tem preço. Isso me dá mais força e vontade de continuar a publicar”, enaltece. “A literatura muda a vida das pessoas, pois, através dela, chegamos onde nunca imaginaríamos”, conta.


Antes de contar as histórias aos pequenos, Carmem assistiu a uma peça de teatro que envolveu as crianças dos Grupos 4A e 4B, além das professoras, todas devidamente caracterizadas como os principais personagens dos contos de fadas. “Planejávamos tudo isso desde o início do ano letivo, pois é na primeira infância, ou seja, até os três anos de idade, que despertamos o gosto pela literatura”, salienta a diretora do CEI, Giordana Savi Cunha. “Aqui plantamos uma semente, mas os frutos serão colhidos durante toda a vida, pois quem lê bem, ouve bem, escreve bem e isso facilita muitas coisas, até mesmo na carreira profissional”, destaca.

O CEI Santa Luzia conta com 200 alunos em dois turnos. Os pequenos contam com 52 funcionários para atender a demanda. Além da unidade, a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) tem outros 30 Centros espalhados pelo município, que atendem crianças entre zero e cinco anos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE