• Dia do Egresso da Udesc terá palestras, homenagens e debates em sete municípios

Dia do Egresso da Udesc terá palestras, homenagens e debates em sete municípios

15 Out, 2018 17:22:35 - Educação

Florianópolis (SC)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará uma série de atividades nesta semana para marcar o Dia do Egresso. Estão previstas palestras, homenagens e debates, entre outras ações, em oito centros de ensino, localizados em sete cidades.

Prevista no calendário acadêmico para 18 de outubro, a data comemorativa visa estreitar os laços com quem já é formado nos cursos superiores da instituição. 

As comemorações integram a Política de Egressos e o projeto Egresso Volta para Casa, do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes. 

Vale do Itajaí e Sul

No Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, o evento terá duas conversas com egressos: Francisco Antônio Machado da Silva (do curso de Engenharia de Petróleo, no dia 16, às 16h) e Jaildo Rosa Junior (de Administração Pública, no dia 18, às 18h30).

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama, realizará no dia 18 um encontro a partir das 19h30, voltado a egressos e professores. A programação inclui uma palestra sobre networking, ministrada por um coach profissional, uma dinâmica de integração e um coquetel.

No Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, a programação no dia 18 iniciará às 18h, no auditório da unidade, e inclui uma mesa-redonda com egressos sobre a prática profissional.

Oeste Catarinense

No Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), os cursos de graduação realizarão atividades para seus respectivos públicos. Enfermagem, em Chapecó, por exemplo, terá apresentações no dia 18, às 16h, no auditório, com participação de três egressos, atuantes em áreas diversas, compartilhando suas trajetórias.

Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, em Pinhalzinho, farão uma mesa-redonda no dia 18, às 19h, no auditório, com três egressos debatendo as perspectivas das engenharias no mundo do trabalho.

E o curso de Zootecnia, em Chapecó, promoverá o 2º Fórum de Egressos, com uma série de atividades, incluindo três palestras, uma mesa-redonda e homenagens pelos dez anos de formatura das duas primeiras turmas, no dia 19, a partir das 19h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Capital e Serra

Na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, estão previstas atividades com egressos para o dia 18 em dois centros de ensino.

No Centro de Educação a Distância (Cead), haverá uma homenagem e uma palestra às 15h, no Laboratório de Informática, com o professor Deonísio Schmitt, que se formou em Pedagogia pelo centro de ensino em 2006 e atualmente é docente de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) homenageará uma turma de cada curso de graduação, em solenidades com egressos, nos seguintes horários e locais: Ciências Econômicas (turmas 2011/2 e 2012/1, no auditório, entre 9h30 e 10h30); Administração Pública (turma 2008, no Plenarinho da Reitoria, entre 19h e 21h); e Administração Empresarial (turma 1985, no auditório, entre 20h e 22h).

Já os centros de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), na Capital, e de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, realizarão reuniões com diretores das unidades para divulgar a Política de Egressos, debatê-la e projetar estratégias efetivas de acompanhamento dos ex-alunos. Mais informações podem ser obtidas nas direções de Ensino de Graduação das unidades.

Segundo a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), é fundamental o empenho dos centros na organização de programações voltadas ao debate e à divulgação da Política de Egressos, projetando ações relacionadas não somente à data comemorativa, mas que visem o acompanhamento dos ex-alunos, buscando a integração e a sustentabilidade nas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

Política institucional

A Udesc formou uma comissão com técnicos e pró-reitores de diversas áreas no ano passado para elaborar a Política de Egressos, com o objetivo de manter o relacionamento e cultivar o vínculo com os egressos. O documento foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em março, pela Resolução nº 006/2018.

Com ações como programa de acompanhamento do egresso, implantação de mecanismos para conhecer o perfil profissional dos alumni, criação de canal de comunicação permanente e organização de eventos, a política surgiu também a partir de uma demanda apontada pela comissão externa de avaliação.

Em 2017, a programação do Dia do Egresso na universidade contou com os lançamentos da marca Alumni Udesc e do novo Portal do Egresso na internet.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE