• Dia da Família movimenta escolas da região

Dia da Família movimenta escolas da região

10 Abr, 2017 18:38:01 - Geral

Criciúma (SC)

 

Os avós, Celso Antônio João e Cleusa Maria João, não perdem a oportunidade de ver a neta Maria Eduarda na escola. “Viemos acompanhar nossa neta no Dia da Família na Escola. A mãe dela está trabalhando, mas mesmo assim somos bem presentes aqui na escola Joaquim Ramos. Ela precisa saber que nos importamos com o desempenho e o seu futuro”, comenta o avô. A segunda edição do Dia da Família na Escola em Santa Catarina foi repleta de atividades recreativas, confraternização, exposição de trabalhos e outras ações que envolveram os pais, alunos, professores e familiares. 

 

Nas 61 escolas pertencentes a 20ª Agência de Desenvolvimento Regional não foi diferente. De acordo com a Gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes, as atividades aconteceram em todas as unidades. “É um momento importante para estreitar os laços familiares com o ambiente escolar. Quando os pais estão presentes na vida escolar, o aluno desenvolve uma melhora significativa no aprendizado e isso é importantíssimo”, explica.

 

Todo dia é dia da família na escola

 

Para a diretora da Escola de Educação Básica Joaquim Ramos, em Criciúma, Sandra Aguiar, os pais precisam estar mais presente na escola. “A participação dos pais na vida escolar dos nossos alunos ainda é muito pequena. Este evento é uma oportunidade ímpar para eles estarem aqui e perceberem o quanto os seus filhos se sentem especiais e motivados”, revela. 

 

Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), motivou a realização deste evento. A pesquisa revela que os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação aos que não recebem esta atenção. 

 

Movimento Santa Catarina pela Educação

 

Este é o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S sistematizam e unificam uma programação para atrair os familiares dos estudantes. A iniciativa foi do Movimento Santa Catarina pela Educação, cuja proposta foi aceita e aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, que a transformaram em lei. A primeira edição do Dia da Família na Escola foi celebrada em abril de 2016.

 

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

 

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE