• Dia da Extensão movimenta Universidade

    Encontro trouxe palestras e apresentações diferenciadas 

Dia da Extensão movimenta Universidade

03 Mai, 2018 14:45:51 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc abriu portas que Dona Maria Regina nem imaginava. Associada da Cofanove (Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza), ela começou a participar do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), da Unesc. Agora, além de vender seus pães e doces de casa em casa, ela também tem um endereço certo: toda quarta-feira, na Feirinha da Unesc. Segundo ela, novas possibilidades nasceram.

Dona Maria é apenas mais uma beneficiada pelos programas e projetos de extensão da Unesc. “Nosso trabalho melhorou muito, porque além de um novo espaço, também participamos de cursos, recebemos dicas de diversos profissionais, além de benefícios como o atendimento em saúde”, comentou.

Foi para comemorar essa rede de desenvolvimento, entre a Universidade e a comunidade, que diversas atividades ocorreram na tarde desta quarta-feira (2/5). Palestras, apresentações culturais, exposições, entre outras ações, marcaram o Dia da Extensão na Unesc.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comentou sobre a importância da extensão. “Como parte da Unesc, como Universidade comunitária, a extensão tem um grande valor. É visível a mudança de realidade das pessoas por meio dos projetos”, comentou.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, comentou sobre as ações que de fato resultam na transformação da comunidade.  “É uma via de mão dupla. Os nossos alunos que participam dos projetos de extensão, junto com os nossos professores, se transformam, tendo uma visão ampliada da realidade. Ao mesmo tempo, a comunidade se beneficia e leva conhecimentos diferenciados aos extensionistas, é uma troca”, comentou.

Também estavam presentes no encontro, o vice-reitor, Daniel Preve, e a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker. Os participantes conheceram o que o Setor de Arte e Cultura faz dentro e fora da Universidade e o trabalho do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk em ensino, pesquisa e extensão, além da apresentação dos programas institucionais e de um vídeo de depoimentos da população em relação aos projetos desenvolvidos nos Bairros.


Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal