• Dia da Escola na opinião da historiadora Elza de Mello Fernandes

Dia da Escola na opinião da historiadora Elza de Mello Fernandes

14 Mar, 2021 15:58:54 - Artigo

Içara (SC)

A escola também tem a sua data de comemoração: o dia 15 de março, dia de homenagear a maior instituição cultural. A escola é o local que, comumente, as pessoas costumam frequentar para aprender a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento que são oferecidas no ensino básico. O ambiente escolar também é responsável por promover a socialização, já que é um momento em que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se relacionar com pessoas de diferentes culturas, hábitos, crenças e etnias.

A importância de se ter essa data no calendário nacional é que ela permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todos os indivíduos. Além disso, nessa data, as escolas têm a oportunidade de realizar atividades educativas conjuntas e promover uma aproximação da comunidade. Uma boa formação escolar é fundamental e a máxima “o homem é, por natureza, um animal político”, retirada da Política de Aristóteles, representa a forma como esse filósofo antigo enxergava parte da essência do ser humano: um ser pensante, capaz de uma comunicação aprimorada (a fala) e um ser dependente da vida em comunidade na pólis grega. Para que a vida em comunidade (palavra derivada do étimo comum, que significa um conjunto de seres comuns uns aos outros que vivem juntos) seja exitosa, são necessárias algumas criações humanas, como as leis e os costumes.

Os costumes são, grosso modo, a própria moral. O ser humano é, então, um animal capaz de criar uma moral com a finalidade de possibilitar a vida em sociedade. Os costumes morais são valorativos, ou seja, ditam normas a partir de valores morais. Existe, no interior de cada sociedade, um conjunto de valores que são uma espécie de “código de conduta” que dita como cada indivíduo deve agir no interior daquela sociedade para integrar-se e adequar-se a ela. E nessa época que estamos vivendo em meio de uma pandemia, coube a escola se adequar para continuar à frente de seu propósito, a educação. Rapidamente uma infinidade de práticas pedagógicas foram lançadas e a tecnologia amparou o trabalho pedagógico em lave, chats, aulas on-line e uma série de estratégias envolvente aos alunos, Tudo muito bem elaborado, bem explicado e rico em detalhes para que o aluno prendesse sua atenção. E para isso o trabalho do professor foi fundamental mais uma vez.

Aparentemente parece que tudo segue na normalidade. Porém, pensar que há alunos que ainda não tem acesso a internet, que não possui ainda um aparelho capaz de acompanhar esse ensino a distância, nos faz lembrar a necessidade da escola, do professor como o mediador do ensino aprendizagem. Não há nada que substitua uma aula presencial, com certeza. Mas vale lembrar que o ensino aprendizagem mediado pela internet e por bons livros pode acontecer a uma parte da população. Sempre houve pessoas autodidatas usando livros e suas leituras, que se tornaram verdadeiros mestres. Hoje, os recursos da internet são verdadeiros saltos para a aprendizagem de um autodidata.

Ao ensino de crianças, especialmente as do ensino infantil, está reconhecido que a presença do professor é fundamental. Não importa se professor escolar, ou pais que se dedicama ensinar os seus filhos, mas a mediação do ensino a uma criança é fundamentalmente humana. O papel do professor é relevante na escola pública e na vida de uma criança.

Nesse dia em que a escola é homenageada, mais uma vez devemos repensar o valor da escola na vida humana, no desenvolvimento de um povo e no sucesso profissional de um jovem. A educação é um investimento para a vida individual e social.

Nesse dia especial, parabenizamos a Escola e a todos profissionais envolvidos no processo da educação. Escola é um patrimônio humano que deve ser reconhecido em todas as etapas da vida e em todos os tempos históricos.

Obrigada a quem já esteve à frente do processo escolar fazendo a educação acontecer em nosso meio. Obrigada a todos os profissionais que ainda estão fazendo a educação acontecer.

Que Deus nos liberte dessa pandemia para que Professores e alunos se reencontrem nesse ambiente rico de amor e de gratidão – A Escola.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal