• Dia da Enfermagem: Por trás das máscaras, profissionais dedicados ao próximo

    Em tempos de pandemia enfermeiros exercem com mais dedicação em prol do bem-estar do paciente

Dia da Enfermagem: Por trás das máscaras, profissionais dedicados ao próximo

11 Mai, 2020 19:37:49 - Saúde

Criciúma (SC)

Há 14 anos Mariana Freitas Comin ingressou na primeira turma do curso de Enfermagem da Unesc. Reconhecendo seu dom de cuidar do próximo, Mariana seguiu seu coração e apostou na profissão que desde então faz parte do seu dia a dia. O aprendizado nas salas de aula somado às vivências do trabalho fizeram com que, além de profissional da área, Mariana lutasse para se tornar também professora do curso que a formou e, desta maneira, pode hoje multiplicar ainda mais o amor pela por ser enfermeira. Neste dia 12 de maio, Dia da Enfermagem, a profissional celebrará mais uma vez atuando na profissão que escolheu e, de modo especial, lutando na linha de frente do combate à Covid-19, já que ocupa a função de coordenação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José. Na Universidade a comemoração se dá por meio de uma intensa programação na 18ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem, iniciada já nesta segunda-feira (11/5).

As funções de enfermeira que por si só, conforme Mariana, já são desafiadoras e exigem dedicação, ganham proporções ainda maiores diante de situações como o que a humanidade enfrenta com a pandemia do coronavírus. “Nós estamos em contato direto com os pacientes. Fazemos tudo por eles. Queremos estar conectados com aqueles seres humanos que estão ali vivendo um momento difícil e, para isso, queremos ser mais do que alguém que aparece com o rosto e o corpo cobertos pelos equipamentos de proteção. Neste momento nossa saída é estar mais próximos e utilizar crachás com fotos que mostrem melhor quem nós somos, para que os pacientes se identifiquem conosco. Faz muita diferença”, comenta.

Para oferecer ao paciente mais do que o trabalho prático de cuidar do estado físico, de acordo com a profissional, é preciso abnegação. “Nós deixamos, por muitas vezes, a nossa vida de lado para oferecer o cuidado, como agora em que estamos distantes das nossas famílias. Para isso é preciso dom. Nosso trabalho é cuidar, oferecer conforto e até autoestima para os pacientes que também estão longe dos seus entes queridos e, especialmente neste momento, não podem sequer receber visitas. É uma situação atípica e que exige ainda mais de nós profissionais em nome de quem está sob nosso cuidado”, acrescenta.

Contribuição com o cenário regional

Quem acompanha o desempenho de exemplos como o de Mariana e se enche de orgulho pelas sementes plantadas ao longo da graduação são os mestres que fizeram parte de trajetórias com a dela. Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Ioná Vieira Bez Birolo, ao longo dos quase 18 anos de curso aproximadamente mil enfermeiros deixaram os muros da Universidade para fazer, como profissionais, a diferença na sociedade. “Temos certeza de que nossos egressos fizeram e fazem, especialmente neste momento, um papel absolutamente imprescindível no sistema de saúde da nossa região e de fora dela. Sentimos imenso orgulho em saber que eles estão no mercado, atuando na linha frente do Covid-19 ou mantendo os inúmeros outros serviços da rede, com o conhecimento técnico e o amor pelo ofício que escolheram”, destaca.

Assim como a coordenadora da UTI do Hospital São José, de acordo com Ioná, muitos dos egressos do curso de Enfermagem da Unesc atuam em papeis de liderança na região, o que mostra seu destaque e o quão bem preparados estão. “Recentemente fizemos um levantamento que apontou a grande quantidade de alunos formados na Universidade e que ocupam coordenações e postos de destaque em toda a região. Esse é um exemplo de que a formação oferecida é ampla e os capacita a pensar na rede de saúde como um todo, buscar melhorias e influenciar em bons resultados. Um dos exemplos que certamente os inspira é o da própria reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, que é formada em Enfermagem e cresceu não só dentro da profissão, mas muito além dela chegando a ocupar a função de tamanha função de liderança se mostrando muito preparada para tal”, avalia Ioná.

Em 2020, quando a Enfermagem foi elencada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como profissão do ano, as comemorações serão diferentes do esperado. Com as medidas de proteção contra o coronavírus e o intenso trabalho dos profissionais em campo, conforme Ioná, o desejo é de que a indicação da OMS, a data celebrada nesta terça-feira e o cenário atual levem à reflexão sobre a valorização dos profissionais e sua importância no sistema de saúde. “É claro que esperávamos uma comemoração diferente e não gostaríamos de enfrentar uma pandemia para receber reconhecimento, mas diante de tudo isso os olhares do mundo se voltam também aos profissionais que estão cuidado dos infectados e dedicando seus dias a salvar vidas”, coloca a coordenadora, que acrescenta que os enfermeiros somam quase 50% do número de todos os profissionais da saúde do país.

Nesta semana a profissão está em debate em eventos virtuais realizados pelo curso dentro da temática nacional definida como “Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS”. A abertura da programação acontece na noite desta segunda-feira (11/5) com a palestra de ministrada pela reitora da Universidade e pela presidente do Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), Helga Regina Bresciani.

Ao longo dos próximos dias 18ª Semana Acadêmica contará ainda com a participação da professora de Enfermagem e diretora da Cepen (Centro de Ensino e Pesquisa em Enfermagem), doutora Maria Itayra Padilha; da enfermeira e deputada federal, Carmen Zanotto, e da conselheira do Coren, Daniella Regina Farinella Jora.

Para conhecer as atividades propostas e conferir a programação do evento basta CLICAR AQUI.

Matrículas abertas

O curso de Enfermagem da Unesc, com 18 anos de experiência da formação de profissionais de excelência, está com matrículas abertas para nova turma. Os interessados em conhecer melhor a matriz curricular ou quiserem sanar dúvidas sobre as formas de ingresso podem entrar em contato com a Universidade pelos telefones (48) 3431-4500 ou 99915-0433 (Whatsapp). 

Para saber mais CLIQUE AQUI.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal