• Dia da Água: Fundai e Coopafi, alunos conhecem nascente em Içara

Dia da Água: Fundai e Coopafi, alunos conhecem nascente em Içara

22 Mar, 2019 14:24:42 - Geral

Içara (SC)

Um dia para reflexão e discussão da relação do homem com a água. No dia alusivo a preservação da água, uma ação em parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), a Cooperativa de Agricultura Familiar (Coopafi) e Empresa Minamel levou aos alunos do oitavo ano da Escola São Rafael a uma visita em uma propriedade para conhecer mais sobre a importância das nascentes.

A visita ocorreu nesta sexta-feira, dia 22, na propriedade da senhora Dalvaci Gabriel, em Vila São Pedro, no interior de Içara. Ao todo 21 alunos puderam conhecer a nascente e entender sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, além de observar o funcionamento do sistema de irrigação dos alimentos orgânicos. “Essa visita de estudos nos proporciona a conhecer um pouco melhor a importância das nascentes e a necessidade que temos de preservar para contribuir como meio ambiente”, declarou o aluno Mateus de Souza Warmling.

A coordenadora da Escola São Rafael, Néli Marcos de Souza, acredita que foi uma grande oportunidade para a satisfazer a curiosidade das crianças e assim conscientizar a elas no sentido da conservação. “Os alunos tem o poder de aprender e levar seus conhecimentos a diante, por tanto a importância de eles conhecerem os recursos da natureza e se conscientizarem para a questão da preservação”, comentou.

Taynan Toretti, responsável pela coleta seletiva e educação ambiental da Fundai, explicou aos alunos sobre os benefícios oferecidos pelas nascentes e como elas devem ser conservadas. “Se tratando de educação ambiental em todas as datas alusivas a respeito do meio ambiente nós buscamos focar envolver o trabalho junto às escolas por consideramos que é um público viável para que se conscientizem”, colocou.

Conforme Taynan, a visita é uma oportunidade de apresentar a realidade do meio ambiente no município de Içara. “Hoje abordamos os recursos hídricos para mostrar como eles estão, mas não só no dia da água e sim em outros dias alusivos ao meio ambiente buscamos mover ações que procurem fazer as pessoas entender um pouco melhor sobre os recursos naturais”, complementou.

“A nascente abastece a plantação orgânica, talvez esteja aí o enriquecimento dessa propriedade que aproveita recursos totalmente naturais para levar os alimentos até as nossas escolas”, enfatizou o superintendente da Fundai, Luciano Serafin Cardoso.

Ações técnicas da Fundai priorizam cuidados com a água

A Fundai dispõe de uma equipe técnica que está atenta para a questão da preservação da água em Içara. O biólogo da unidade, Ricardo Garcia da Silva, explica que as ações são constantes e estão ligadas a conservação dos recursos hídricos de forma direta ou indireta.

“Nossa fiscalização ambiental age no sentido de diminuir os impactos e a poluição gerada nos rios e nascentes. O licenciamento versa em relação as questões de emissão de poluentes das empresas que possam chegar aos rios, por tanto, pedimos sempre aos responsáveis para cuidarem  dos sistemas de tratamento de afluentes líquidos para evitar a contaminação dos rios”, esclareceu.

De acordo com Ricardo, a própria coleta seletiva evita que materiais sejam carregados para os rios, licença de loteamentos e terraplanagem tem condicionantes para evitar que materiais cheguem aos rios. “Acreditamos que agindo assim, nossas ações sejam eficazes para contribuir com mais ênfase com a água de nossa cidade”, finalizou.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993 determinando que o dia 22 de março fosse à data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para vida na terra.   

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança