• Por Danielle Michaelsen Lago.

Dez dicas para se fazer uma boa prova

24 Out, 2017 13:52:14 - Artigo

Durante a vida, e em vários momentos, precisamos fazer provas, seja na escola, vestibular, ENEM, faculdade, concursos, processos seletivos, ou outras situações. A questão é: como estar preparado e fazer uma excelente prova?

Determinadas condutas ajudam a controlar a ansiedade e garantir bons resultados. A seguir, listo 10 dicas de como fazer uma ótima prova:

1. Estude com antecedência. Quando estudamos, nos sentimos mais preparados para realizar a avaliação, ficamos mais confiantes e seguros. Sem o conhecimento necessário a nota não será boa. Leia e treine as questões para a prova.

2. Durma bem na véspera da prova. Deite-se cedo e tenha uma tranquila noite de sono, pois o cansaço interfere no seu nível de concentração e, certamente, no seu desempenho.

3. Beba água moderadamente antes e durante a prova. A hidratação é essencial e interfere diretamente no seu raciocínio lógico e na concentração. Leve uma garrafa de água para se hidratar durante a prova. Mas cuidado, água em excesso faz com que você queira ir ao banheiro mais vezes, o que pode desconcentrar.

4. Chegue com antecedência. Evite o estresse com a possibilidade de chegar atrasado e perder a prova. Evite também qualquer situação que seja estressante antes da prova, pois o nível de adrenalina alto pode atrapalhar o raciocínio durante horas, e certamente vai prejudicá-lo.

5. Leia a prova com atenção. Grife palavras-chave, tenha atenção aos detalhes e sempre volte ao enunciado para se certificar de que está respondendo ao que foi pedido. É comum os alunos escreverem algo correto, porém que não está sendo perguntado. Frequentemente, uma questão ajuda a responder a outra, e somente com uma leitura atenta detectamos a ligação entre elas.

6. Administre o tempo. Um dos grandes vilões na hora da prova é o tempo. Sempre que possível, esteja com relógio e use-o a seu favor controlando o tempo máximo que pode dedicar-se a cada questão. Passado este tempo, não insista, passe para a próxima. Ficar muito tempo em uma mesma questão, além de gerar ansiedade, prejudica no tempo das outras.

7. Pare e respire, caso sinta-se ansioso. Se a ansiedade bater durante a prova, pare, respire, tome um pouco de água e, se necessário, solicite sair de sala para ir ao banheiro molhar o rosto. Ao se tranquilizar, volte a fazer a prova buscando uma questão fácil e que saiba responder para ganhar confiança.

8. Confira suas respostas. Ao terminar a prova, releia as respostas, certifique-se de que estão corretas e completas. Respostas incompletas prejudicam a nota e muitas vezes basta uma segunda leitura atenta para perceber que você pode acrescentar alguma informação ou detalhe.

9. Preencha o gabarito com cuidado. Muitas provas exigem o preenchimento de gabaritos e, neste momento, todo cuidado é pouco, pois não são aceitas rasuras. Uma sugestão é o uso do lápis: faça uma pequena e fraca marca a lápis na resposta que julgar correta, e só ao final passe as respostas a caneta, evitando marcar a resposta de uma questão na outra.

10. Não cole e não desista. A cola, além de ser uma atitude desonesta, pode trazer constrangimento e consequências indesejadas. Use sua energia para tentar fazer uma boa prova e não para tentar obter resposta de forma ilícita. Caso não obtenha a nota desejada, tente mais uma vez. Reflita sobre o que o prejudicou o seu resultado e use essa experiência para fazer melhor da próxima vez.

Danielle Michaelsen Lago é professora de matemática do Colégio Marista Goiânia, do Grupo Marista.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE