• Design: curso forma profissionais completos e estimula o empreendedorismo

    Acadêmicos da UniSatc são capacitados para atuar em diferentes áreas do mercado na região.  

Design: curso forma profissionais completos e estimula o empreendedorismo

20 Nov, 2020 16:03:37 - Educação

Criciúma (SC)

Empreender não fazia parte dos planos de Suelen Casagrande, mas o curso de Design da UniSatc abriu portas para que ela seguisse por esse caminho. A designer recebeu as primeiras instruções para abrir o próprio negócio enquanto ainda estava no Centro Universitário. Hoje, com 25 anos, é dona de uma empresa de produtos personalizados e já conquistou clientes até de fora do Brasil.   

O primeiro contato de Suelen com o Design foi no ensino médio, quando ela decidiu estudar no Colégio Satc para fazer o curso técnico em Comunicação Visual. “Me encontrei no curso e gostei tanto que, ao terminar o ensino médio, já comecei a graduação para seguir no mesmo ramo”, conta.  Durante este período, ela trabalhou em estúdio fotográfico, gráfica e estamparia. 

Com o apoio dos professores e após perceber que ela poderia ter seus próprios clientes, a profissional decidiu sair do emprego e trabalhar para ela mesma, atuando como freelancer. “De início, eu pegava tudo o que me aparecia, logotipo, flyer de festa, cartão de visita... até que encontrei na internet uma empresa que fazia agendas personalizadas. Então pensei: já trabalhei em gráfica, sei como cria estampa, sei fotografar e divulgar nas redes sociais, vou acrescentar itens de papelaria nos produtos que ofereço”, relembra.   

Foi quando a designer criou a Laik, empresa produtos personalizados. “Comecei em 2015, trabalhando de casa mesmo. Do meu quarto, fui para a área de serviço, depois a empresa foi crescendo e fui para a garagem. Em 2018, aluguei uma salinha, fiquei até este ano, mas devido a pandemia voltei a trabalhar em casa”, detalha a empreendedora.   

Segundo Suelen, passar por esse processo de empreendedorismo só foi possível porque na graduação teve experiência com todas as áreas de atuação do Design. “A grade curricular da UniSatc me tornou uma profissional completa para desempenhar todas as funções necessárias na criação da empresa”, afirma. Até mesmo o site da Laik foi criado no momento da produção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). 

Áreas de atuação 

A graduação em Design da UniSatc prepara o profissional para atuar em todos os segmentos do mercado. Conforme a coordenadora do curso, Solange Bianchini, a grade curricular é completa e em cada semestre o acadêmico estuda uma área. “Uma das principais dúvidas é se para fazer o curso, o interessado precisa saber desenhar. A resposta é: não! Durante a graduação, o acadêmico vai aprender desde o processo manual até o digital”, destaca.

Pleno, o curso forma também profissionais que consigam se reinventar em momentos de crise. “Mesmo em pandemia, continuaram surgindo oportunidades”, ressalta a coordenadora. De acordo com ela, muitos puderam trabalhar em home office e quase todos os dias surgem novas procuras por profissionais no mercado de trabalho.   

A UniSatc está com inscrições abertas para ingresso sem vestibular pelo Mérito Seu. Interessados podem acessar o site e saber mais sobre o curso de Design e sobre os outros nove cursos que estão sendo oferecidos.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal