• Desfile do curso de Moda da Unisul ocorre neste sábado na ACATE

Desfile do curso de Moda da Unisul ocorre neste sábado na ACATE

10 Nov, 2017 15:54:48 - Geral

Florianópolis (SC)

Os alunos do curso de Moda da Unisul participam pela primeira vez da Semana Balaclava, onde irão apresentar as suas produções em um desfile que será realizado no dia 11 de novembro, às 21 horas, na ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, Florianópolis.  A entrada é franca e aberta ao público. E, para deixar a noite ainda mais emocionante além do desfile o grupo de dança Fabiano Narciso surpreenderá o público com um flash mob.Veja o teaser do desfile AQUI.

O Projeto Conceitual explorou o universo dos estilistas clássicos – Givenchy e Paul Poiret e os irreverentes Vivienne Westwood, Jean Paul Gaultier e Thierry Mugler. O resultado é um novo olhar para os pontos fortes que contam a história da moda em texturas, padronagens, cores e técnicas manuais materializadas em TOPS conceituais.

O Projeto de Produto Autoral apostou nas sensações táteis, texturas e estruturas em corte a laser e explorou a superfície do tecido failete em monocromias tonais. Numa imersão historiográfica pelos povos antigos, os acadêmicos conceituaram como tema de coleção os ornamentos, joalheria, estampas e detalhes que muitas vezes são relegados ao segundo plano dos interesses históricos.  A criação é um contar narrativo, é revelar um outro olhar para o que já se conhece, aproximando relações estéticas, legitimando a autoralidade do sujeito criativo.

O Projeto de Acessórios pesquisou as macrotendências. Os estudantes criaram bolsas, mochilas, colares, pulseiras, brincos, chapéus, turbantes, luvas e calçados que utilizam materiais desde os mais rústicos como palha e madeira até os plásticos, levando em conta a sustentabilidade e o meio ambiente. Do natural ao high – tech, tudo foi criativamente pensado para reaproveitar materiais abundantes e descartados no cotidiano, que ganham novas possibilidades pensando no processo produtivo de forma transparente e preocupada com o futuro do planeta.

Projeto de Coleção se inspirou nas artes gráficas. Os alunos apostaram nas criações das linhas, cores e leituras de impressões que marcaram o tempo e a história em diferentes contextos históricos e sociais. Dentro da possibilidade de relacionar o passado e o presente, a arte é repensada e se manifesta em olhares criativos que materializaram, em trajes casuais, lingerie, praia, resort wear, vestidos de festa, noivas singulares, streetwear e acessórios, entre outros, os sentidos pessoais e subjetivos de seus criadores.

A parceria do curso de Moda da Unisul com a Semana Balaclava é de extrema importância para a coordenadora do curso, Adriana Canto, principalmente pela aproximação com um público que entende, que gosta de moda e de criatividade.  São pessoas antenadas, contemporâneas e que já estão no mercado de trabalho. Por exemplo, um grafiteiro pode gostar de um estilo de roupa e propor grafitar algumas peças dos alunos ou desenhar acessórios. Eu vejo essa parceria como uma oportunidade de conexão entre os acadêmicos e o mercado. Muitas vezes os estudantes podem ser bons na pesquisa, mas ainda precisam desenvolver habilidades de divulgar suas produções e essa interação pode colaborar bastante.

Para Adriana Canto, um ponto forte desse semestre é o corte a laser. “A técnica foi inserida nas aulas de Projeto de Produto Autoral. Além das transformações em failete (um tipo de tecido), os estudantes aprenderam a materializar suas formas usando mais um recurso. A máquina de corte a laser chegou para qualificar as produções dos estudantes”, ressalta Adriana.

A Semana Balaclava é o maior evento de criatividade do sul do país. É um evento independente, produzido pelo Balaclava Studio, e que acontece anualmente desde 2014, em Florianópolis. A Semana foi criada com o objetivo de fomentar o mercado de design e a economia criativa em Santa Catarina, gerando engajamento na cena criativa regional. Seu foco principal é promover a capacitação de estudantes e profissionais do estado a partir da integração com nomes de peso no mercado, abordando não só cases que deram certo, mas também aqueles que deram errado.

A 4ª edição da Semana Balaclava ocorre de 6 a 12 de novembro em Florianópolis e conta com uma programação diversificada com nomes de peso na cena criativa  nacional e de Santa Catarina. Nomes como Evandro Fióti (Lab Fantasma), João Gordo, Eliane Dias (empresária do Racionais Mc’s), a equipe de Hermes e Renato, Flávia Durante (produtora da feira de moda Pop Plus), o tatuador Lucas Milk, entre outros, participarão desta edição.

Os alunos e colaboradores da Unisul terão desconto especial de 20% em todos os workshops, papos reto e festas.

Programação completa em www.semanabalaclava.com.br

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE