• Desenvolvimento regional em debate no 1º Deatec Summit

Desenvolvimento regional em debate no 1º Deatec Summit

26 Mai, 2017 14:40:09 - Geral

Chapecó (SC)

O desenvolvimento regional motivado pelo avanço de ações ligadas à inovação e a era da produção inteligente e que modificará os processos produtivos serão temas abordados na última palestra do 1º Deatec Summit. O evento é promovido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e ocorrerá na próxima terça-feira (30), no auditório do Sicoob MaxiCrédito (avenida Getúlio Vargas, 2553 N, em Chapecó), a partir das 13h30, com apoio institucional do Sicoob, Meu Plano, Unochapecó, Elo Ideias, Optidata e Acessoline.

Às 18 horas o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski
, explanará sobre“Inovação e desenvolvimento regional na era da produção inteligente”. De acordo com Jacoski, a inovação hoje é um dos principais mecanismos propulsores do desenvolvimento regional, pois é condição necessária para que qualquer organização produza soluções e incorpore valor agregado ao produto ou serviço que oferece. “O desenvolvimento ocorre em situações que a economia, o meio ambiente e os aspectos sociais são aprimorados pela sociedade e, atualmente, esse desenvolvimento ocorre como reflexo do que foi chamada era do conhecimento que trouxe a sua presença como fator de agregação de valor em qualquer produto gerado para melhoria da vida do ser humano”, expõe.

As universidades compõem um dos importantes elos da tríplice hélice, junto com o poder púbico e o setor produtivo, que constituem o ecossistema de inovação. Jacoski ressalta que é nas universidades que poderão ser geradas soluções provindas de pesquisa e desenvolvimento que comporão os novos produtos, sistemas e processos para o sucesso da indústria 4.0 ou indústria da produção inteligente. “Estamos vivendo um momento de transição, onde os sistemas produtivos afastam-se da necessidade da operação humana, para uma automação gerada por inteligência artificial, associada à soluções como cloud computing, big data, e internet das coisas (IoT) que oferecerão um novo momento de desenvolvimento das linhas da produção, que serão automatizadas”, realça.

Para o reitor, o ecossistema de inovação de Chapecó e região está em desenvolvimento. “Ainda há o que se construir nessa relação, mas também muito já se avançou. Com certeza, com a operacionalização do Parque Científico Chapecó@, o relacionamento entre as universidades, empresas e poder público evoluirá, pois fisicamente será possível conviver em um ambiente de criatividade, cultura empreendedora e geração de soluções inovadoras”, frisa. Jacoski observa que Chapecó possui um Conselho Municipal de Inovação funcionando, uma Lei Municipal de Inovação e um conjunto de atores atuando nessa construção. “Estamos no caminho certo, estabelecendo uma condição de desenvolvimento da nossa cidade e região adequada ao tempo em que estamos vivendo e também compreendendo o papel de cada agente neste processo. O sucesso de Chapecó e região depende de um planejamento inteligente de seu desenvolvimento neste momento e olhando para o futuro, inclusive lembrando de nosso centenário e tudo que já fizemos, para, de forma estruturada, colhermos em breve os resultados de uma comunidade inovadora, criativa e sustentável”, finaliza.

Claudio Alcides Jacoski
 é doutor em Engenharia da Produção, mestre em Cadastro Técnico Multifinalitário, foi diretor do Centro Tecnológico da Unochapecó, vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação e de Planejamento e Desenvolvimento, vice-presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e do Conselho de Tecnologia e Inovação do Município de Chapecó. Coordena o projeto do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense. Foi idealizador da Rede de Inovação e coordenou as atividades do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.

1º DEATEC SUMMIT

O 1º Deatec Summit contará com cinco palestras com especialistas nas suas áreas de atuação que provocarão os participantes a pensar além de suas empresas. Será realizado no auditório do Sicoob MaxiCrédito (avenida Getúlio Vargas, 2553 N, em Chapecó) na próxima terça-feira (30), a partir das 13h30. O evento proporcionará momentos de confraternização, troca de experiências e uma rede de network. De acordo com o presidente da Deatec, André Telöcken, a intenção é desenvolver atividades que promovam o entrosamento do público de tecnologia e inovação do polo oeste, estimulando o relacionamento, troca de ideias, o crescimento e o desenvolvimento do setor.

O investimento para participar é de R$ 50,00 para ingresso individual ou R$ 180,00 para quatro ingressos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.deatec.org.br. Mais informações pelo telefone (49) 3324-4342.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE