Desafio do Sebrae estimula jovens para o empreendedorismo

15 Set, 2017 16:19:22 - Geral

Chapecó (SC)

Estimular e incentivar atitudes empreendedoras é umas das propostas que o Sebrae como entidade de Apoio às Micro e Pequenas Empresas faz. Além disso, desenvolve outros programas que fomentam uma educação voltada para os negócios. O Desafio Universitário Empreendedor é um exemplo, a competição nacional tem como proposta estimular atitudes de empreendedorismo dos jovens universitários e prepará-los para o mercado de trabalho, capacitando, desenvolvendo e aprimorando habilidades.

O DUE consiste de atividades virtuais e presenciais que integram, em torno de um ranking, todas as ações do Sebrae e possíveis parceiros para o público universitário. “É estimulada a capacidade de gerir negócios através das atividades virtuais e presenciais que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo, explica o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara destaca o formato do desafio, a intenção de incentivar os jovens e potencializar atitudes que possam gerar resultados promissores. “O Sebrae busca oferecer suporte através de cursos, treinamentos, programas e outras ações que qualificam e destacam os bons profissionais, aqueles que têm visão de mercado, comprometimento, interesse e valorizam as oportunidades”. O desafio ocorre em plataforma digital por meio de jogos online, simuladores de empresa, disciplinas, palestras, quiz, papo de negócio e outras atividades. Além de dicas sobre como empreender, são trabalhados tema como gestão, mercado e inovação.

O professor e orientador da Unoesc Chapecó, Gilberto Pinzetta mobilizou os alunos do curso de Administração, no ciclo que finalizou em 2016, e ficou em quinto lugar na classificação somando 23 pontos atrás de Balneário Camboriú, Joinville, Timbó e Blumenau. A adesão rendeu classificação para etapa estadual em Florianópolis e uma estudante fez parte da equipe que concorreu à etapa nacional.

Sobre a iniciativa que estimula atitudes empreendedoras, o professor destaca que alguns planejam ter seu próprio negócio enquanto outros não, porém todos pensam em empreender na atividade profissional. “Com as novas tecnologias esse modelo do Sebrae instiga os alunos a participar e superar os seus desafios. Considero pertinente e importante, por instigar o empreendedorismo, a inovação, além de ser uma atividade com formato diferente que agrega além do ambiente de sala de aula”.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE