• Desafio do dia: construir uma ponte com palitos de picolé

Desafio do dia: construir uma ponte com palitos de picolé

23 Nov, 2018 15:38:48 - Variedades

Criciúma (SC)

Concentração, cautela e estratégia resumiu o 2º Concurso de Ponte com Palitos de Picolé, realizado pelos alunos da 4ª fase do curso técnico de Fabricação Mecânica da Satc. O desafio compõe as disciplinas de Resistência dos Materiais, Cálculo Estrutural, Softwares Aplicados (Solidworks) e Projetos Mecânicos. “Nós desenvolvemos o que é aprendido em sala de aula e quando colocamos em prática vemos como tudo funciona”, comentou o aluno Vinícius Mondardo Milanesi, 17 anos.

Os grupos tiveram que criar uma ponte utilizando apenas palitos de picolé e cola, padrão para todas as equipes, seguindo algumas regras pré-estabelecidas, como número máximo de palitos, peso máximo da ponte, comprimento e largura máxima e mínima da estrutura. “O objetivo da competição foi fazer com que o aluno aplicasse na prática conceitos abordados em sala de aula, projetando e fabricando a estrutura que suporte o maior peso”, explicou o professor Adelor Felipe da Costa.

Além dele, participaram também da supervisão dos trabalhos os professores Gerson Maximiliano e Jucelma de Lucca Schneider. A disputa foi marcada por muita descontração e alegria. “A maquete serviu para simular o que aprenderam em sala de aula e que é possível utilizar a técnica no futuro e também para descontrair”, acrescenta o professor Gerson. A apresentação ocorreu na tarde de quinta-feira (22) e a premiação foi presenteada pela Associação de Pais e Professores (APP).

Vencedores

Foram quatro grupos participantes e apenas uma ponte resistiu aos pesos. As equipes foram presenteadas de forma igualitária e todos receberam o troféu de primeiro lugar. “Nós temos um tempo estabelecido e temos que cumprir. Viemos para o colégio mesmo quando não tinha aula para produzirmos a ponte”, frisou um dos vencedores, Gabriel Augusto da Rosa, 17 anos.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE