• Derrubado veto da PL de divulgação de número para denúncias de violência feminina

Derrubado veto da PL de divulgação de número para denúncias de violência feminina

11 Ago, 2020 12:45:42 - Política

Criciúma (SC)

Os vereadores derrubaram o veto aposto pelo Prefeito Clésio Salvaro ao projeto de lei nº 42/2020 de autoria do vereador Edson Luiz do Nascimento que prevê que estabelecimentos comerciais e de serviços em Criciúma divulguem, por meio de placas, o número da Central de Atendimento ao (180) destinado a atender denúncias de violência contra a mulher, como medida de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. As placas deverão ser afixadas em local de maior trânsito de clientes ou usuários em hotéis, motéis, pousadas, salões de beleza, casas de massagem, lanchonetes, eventos e show, academias, supermercados, feiras, shoppings e demais estabelecimentos de venda de produtos ao consumidor final. Segundo o parlamentar a legislação traz uma nova forma de segurança para as mulheres.

Portadores de Fibromialgia terão prioridade em atendimento e vagas de estacionamento

Você já ouviu falar em fibromialgia? Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essa doença atinge pelo menos 2,5% da população mundial. O fibromiálgico tem dor muscular generalizada e/ou crônica, no entanto, não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Normalmente, essa dor é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (a pessoa acorda cansada), falta de memória e atenção, podendo também gerar distúrbios do humor, como ansiedade e depressão. Em Criciúma, os vereadores aprovaram o substitutivo global de autoria dos vereadores Arleu da Silveira e Tita belloli ao projeto de lei nº 53/2020 que garante aos portadores da doença prioridade de estacionamentos e preferência nos atendimentos em estabelecimentos públicos e privados.Com isso os estabelecimentos públicos e privados localizados no município de Criciúma/SC deverão dispensar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia.

Fica permitido aos portadores de fibromialgia:

I - estacionar nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, mediante identificação e credenciamento dos beneficiários, nos termos da legislação específica;

II – utilizar, no transporte coletivo municipal, os assentos preferenciais destinados às pessoas com deficiência, conforme Lei 6.732, de 31 de maio de 2016.

Maria do Carmo da Silveira, de 63 anos, convive com a doença há 29 anos.  As dores, sejam musculares ou de cabeça, fazem parte da rotina de Maria. Ela conta que, quando passa por momentos de nervosismo ou estresse, no dia seguinte amanhece com fortes dores pelo corpo. Há quase três décadas convivendo com a doença, a aposentada sente falta da assistência do Poder Público.

“Essa doença tinha que ser levada mais em consideração, que tivessem mais atenção conosco, pois a gente vai ao médico e ele fala ‘tem que fazer hidroginástica’, então isso teria que ter disponível, um tratamento mais especializado para que não sofrêssemos tanto, e fosse mais fácil de amenizar esse problema”, pontuou a aposentada.

Criciúma terá ambulatório de atenção à saúde da pessoa com fibromialgia a partir desta quarta-feira

Recentemente, o Legislativo de Criciúma aprovou requerimento de autoria do vereador Tita Belloli que solicita ambulatório de atenção à saúde da pessoa com fibromialgia. O local será instalado nesta quarta-feira, na Unesc, e é uma parceria do Legislativo com Executivo e a Universidade. A proposta, que será desenvolvida dentro do CER (Centro Especializado em Reabilitação), é única no Sul Catarinense, e poderá usufruir da estrutura da Unesc em todas as etapas do tratamento - Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e outras áreas. Para o presidente do Legislativo, Tita Belloli, a implantação do programa será uma grande conquista para os pacientes. “Fui procurado na Câmara por algumas pessoas que possuem essa doença, eu não tinha ideia da quantidade de gente que sofre com esse problema em Criciúma. Agora, com certeza essas pessoas terão um local adequado para serem atendidas”, pontuou o presidente.

Vereador questiona realização de coleta de entulhos pelo município

Em requerimento apresentado ao Município, o vereador Edson Luiz do Nascimento questiona se a Prefeitura de Criciúma disponibiliza serviços de coleta de entulhos, móveis usados, restos de materiais de construção, madeiras, pneus e materiais similares. No documento o parlamentar questiona qual o cronograma de recolhimento e quais comunidades são beneficiadas. O local é exemplo na questão de triagem e tem feito um grande trabalho, conforme o vereador.

Vereador pede reparo em telhado de Centro Comunitário com risco de queda

O telhado do Centro Comunitário do Bairro Jardim Maristela, segundo o vereador Edson Luiz do Nascimento, encontra-se bastante comprometido, com problemas na armação, gerando riscos aos que utilizam o espaço reservado para a comunidade. Em requerimento apresentado ao Executivo na Sessão desta segunda-feira (10/8) o parlamentar questiona o prazo para que sejam feitos ajustes no local. Segundo o parlamentar, a comunidade também requer uma pista de caminhada em volta do campo no mesmo endereço.

Implantação de 20 leitos de UTI no Hospital de retaguarda do Distrito de Rio Maina é solicitada

A implantação de 20 leitos de UTI no Hospital de retaguarda no Distrito de Rio Maina foi o pedido feito pelo vereador Arleu da Silveira em requerimento apresentado ao Executivo na Sessão desta segunda-feira (10/8). No documento ele questiona ainda que, se houver a implantação, se os leitos podem ser gerenciados pelo Município durante o período da pandemia e se podem ficar à disposição, única e exclusivamente, dos cidadãos criciumenses, e monitorado pelos médicos de Criciúma.

Após negativa de superintendente, vereador pede que presidente da Casan participe de sessão

O vereador Arleu da Silveira apresentou requerimento na Sessão desta segunda-feira (10/8) convidando a presidente da Casan Roberta Maas dos Anjos, a participar da Sessão Legislativa no dia 17 de agosto do ano corrente, às 17 horas, no espaço destinado ao Horário Político. Na pauta estarão explanações sobre o aumento das tarifas de água; as obras que estão sendo realizadas na Estação de Tratamento e Esgoto da Vila Selinger; os investimentos da referida Companhia neste Município, bem como outros assuntos. Segundo o vereador, o pedido foi feito devido à resposta negativa, do convite feito pela Casa ao Superintendente Regional Sul, Gilberto Benedet Junior. 

Parlamentar solicita informações sobre realização de exames de cateterismo

Em requerimento enviado ao Município, o vereador Edson Luiz do Nascimento questiona se existe, atualmente, uma lista de espera para realização de exames de cateterismo. Em caso positivo, o vereador quer saber ainda o número de pacientes que aguardam por esse procedimento; se há grau de risco, em razão do respectivo aguardo; quais os critérios adotados para o encaminhamento desses pacientes ao atendimento e qual o prazo para a realização do referido procedimento.  Em segundo documento enviado, o vereador pede ainda uma lista com a quantidade de exames de cateterismo realizada no período de março a julho do ano corrente.

Vereador cobra pavimentações nas comunidades de São Domingos e Vila Maria

A possibilidade de o Município realizar pavimentações nas comunidades de São Domingos e Vila Maria foi verificada pelo vereador Ademir Honorato em requerimento apresento nesta segunda-feira (10/8). No documento o vereador destaca necessidade de melhorias no trecho da Rodovia Narciso Dominguini e na Rua Pedro Liberato Pavei. Segundo o vereador, várias ruas estão sendo pavimentadas na cidade, mas até o momento nenhuma rua das comunidades de São Domingos e Vila Maria recebeu tal benefício, sendo comunidades distantes e muitas vezes esquecidas pelo Poder Público.

Vereador pede ampliação de salas no Centro Social Urbana para prestar atendimentos de saúde

A possibilidade de um estudo para ampliação de mais duas salas do Centro Social Urbano da Próspera, com a finalidade de qualificação do atendimento aos pacientes pelos alunos de medicina foi o questionamento feito ao Município pelo vereador Júlio Kaminski. Segundo o vereador, há estruturas desocupadas no Centro Social pertencentes ao Governo do Estado, que podem ser cedidas gratuitamente para tal finalidade. 

Parlamentar cobra contratação de médio para Unidade de Saúde

A data em que será disponibilizado um médico para a Unidade de Saúde do Centro Social Urbano, localizado no Bairro Próspera, foi questionada pelo vereador Moacir Dajori, em requerimento apresentado nesta segunda-feira (10/8).

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE