• Deputados questionam projeto que suspende auxílio-alimentação

Deputados questionam projeto que suspende auxílio-alimentação

21 Jul, 2016 09:54:25 - Política

Florianópolis (SC)

 

Os deputados membros da Comissão de Trabalho e Serviço Público da Assembleia Legislativa querem mais informações sobre o Projeto de Lei  303/2015, enviado pelo governo do Estado, que suspende o pagamento do auxílio-alimentação para os servidores públicos afastados do trabalho ou licenciados, incluindo as licenças por motivo de doença e gestação. A medida atinge os servidores públicos civis e militares ativos.


Na reunião da comissão realizada nesta semana, o parlamentares aprovaram pedido de diligência apresentado pelo deputado Dirceu Dresch (PT) solicitando que os demais Poderes, entidades representativas dos trabalhadores do serviço público, Udesc e órgãos do governo do Estado se manifestem sobre a proposta.


"É um projeto polêmico, e por isso queremos saber a opinião dos órgãos e entidades.  Há exageros na legislação que precisam ser corrigidos, mas já antecipo que vamos propor mudanças, defendendo a manutenção do pagamento na licença em casos específicos, como para o tratamento de doença ou gestação. É injusto cortar o auxílio no momento de maior fragilidade do servidor", pondera Dresch.


O deputado também aponta que o auxílio-alimentação está incorporado à renda familiar do trabalhador.  "Historicamente, sucessivos governos descaracterizaram a função do auxílio-alimentação.  Preferiram aumentar o valor do vale a dar reajuste salarial efetivo, para fugir dos encargos. Em algumas categorias, o valor é equivalente a quase 50% do salário", disse Dresch. 

 

Justificativa


O governo do Estado, por meio do Decreto 2.038/2001, já  pode suspender o pagamento da auxílio-alimentação em várias situações, como no afastamento para tratar de assunto particular, para cursar pós-graduação  e nas  férias. Porém, ao usar o decreto para suspender o auxílio-alimentação durante a licença de gestação, por exemplo, ele extrapola o que está previsto na Lei 11.647/2000. O corte do benefício nessa e em outras situações tem levado servidores a buscar o direito na justiça, com ganho de causa.


O projeto de lei do Executivo visa sanar a questão, legalizando todos os atos de suspensão do pagamento do auxílio-alimentação.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE