• Deputados lamentam violência em Criciúma e celebram chuva no Oeste

Deputados lamentam violência em Criciúma e celebram chuva no Oeste

02 Dez, 2020 08:51:37 - Política

Florianópolis (SC)

Deputados lamentaram a ação cinematográfica do assalto em Criciúma e celebraram a chuva que finalmente caiu no Oeste na sessão de terça-feira (1º) da Assembleia Legislativa.

“Eu avisei, tive a oportunidade de visitar várias unidades da Polícia Militar e cada comandante com que falei vai lembrar que falei do 'novo cangaço' e a preocupação muito grande com o efetivo, que já passou do mínimo para o insustentável”, lamentou Sargento Lima (PSL). O deputado alertou que o assalto foi um uma espécie de ensaio das facções criminosas. “São testes, está se medindo a febre, estamos caminhando para uma situação crítica, a hora de começar a mudança é agora”, afirmou Lima, que sugeriu que os policiais que estão prestes a se formar sejam mandados para o Interior ao invés de integrarem a Operação Veraneio.

“A sensação é de humilhação, impotência, submissão. Bandidos fortemente armados esculacharam a cidade de Criciúma, tomaram o centro com armas pesadíssimas, andando para lá e para cá como donos da cidade, enquanto o cidadão estava acuado nas suas casas. Foram embora em comboio, tranquilamente, rindo da nossa cara”, discursou Jessé Lopes (PSL), que cobrou investimentos em armamento e treinamento dos policiais.

“Os policiais estão batendo nos corredores atrás de emendas para comprar kits com pistola, colete e automóvel. Isso não é digno dos profissionais de segurança, ter de ir em busca dessas migalhas. Precisamos repensar a segurança, não estamos livres de acontecer em qualquer uma das nossas cidades e com qualquer um de nós”, ponderou Moacir Sopelsa (MDB}.

Kennedy Nunes (PSD) criticou declaração do governador sobre a ação em Criciúma e afirmou que no governo anterior o setor de inteligência era mais ativo. “Que saudade do tempo do promotor público Grubba, secretário que tinha uma equipe especializada de inteligência que fazia a diferença. Não consigo imaginar como um serviço de inteligência não consegue detectar um farelo, imagina se tivesse esse apagão na época de tocar o terror nos ônibus?”, questionou Kennedy, que ironizou fala do governador de que “a operação foi um sucesso para os assaltantes”.

Maurício Eskudlark (PL), que chefiou a Polícia Civil, discordou de Kennedy. “A gente tem a consciência e a lembrança muito curta quando quer atacar e ofender alguém. Nunca tivemos um ataque como este que ocorreu, mas vão ser os primeiros a serem presos, como no caso do aeroporto Quero-Quero em Blumenau”, argumentou Eskudlark, que reconheceu que a resposta das forças de segurança foi demorada.

Felipe Estevão (PSL) relembrou a ação dos bandidos e afirmou que um policial resultou gravemente ferido. “Nós vimos Criciúma ficar estarrecida e se transformar em um cenário de guerra. Criminosos cada vez mais ousados para enfrentar a polícia, dez carros com uma média de quatro bandidos pararam em frente do Batalhão e fuzilaram o prédio inteiro, um policial foi alvejado e está lutando pela vida”, declarou o parlamentar.

Em parte, Ada de Luca (MDB) informou que o policial militar ferido é morador de Tubarão. “Queria fazer uma homenagem ao policial Jeferson Luiz Esmeraldino”, indicou Ada, que leu na tribuna virtual frase que Jeferson publicou nas redes sociais: “prefiro a paz, mas se a guerra tiver de vir, que venha no meu tempo, para que meus filhos tenham paz”.

Já o deputado Altair Silva (PP), depois de se solidarizar com os criciumenses, celebrou a chuva que caiu no Oeste no final de semana. “A chuva que veio no final de semana foi importante para a economia, vale milhões, foi uma chuva que repôs os mananciais hídricos. O lajeado São José ficou praticamente cheio, foram 140 mm”, informou o deputado, acrescentando que a previsão é de chuva irregular e mal distribuída até fevereiro. Altair pediu agilidade à Secretaria de Agricultura e da Pesca na distribuição de sementes de milho para os produtores da região na modalidade troca-troca. “Precisamos do milho, que é o motor da economia do Oeste, o principal insumo, plantando em dezembro temos total tempo de fazer a colheita da safra e não podemos perder tempo”.

Nilson José Crestani & Harri Walter Hubner

Altair lamentou a morte por coronavírus do empresário de Palma Sola, Nilson José Crestani, e do líder comunitário de Chapecó, Harri Walter Hubner.

Dia mundial de combate à Aids

Ada de Luca repercutiu a passagem do dia mundial de combate à Aids, comemorado nesta terça-feira. “O foco no coronavírus impactou no vírus da Aids e a interrupção de qualquer etapa impacta no controle. A testagem foi suspensa e reduzida e o número de pessoas que iniciaram o tratamento também caiu. Muitas pessoas estão com a doença e não sabem, outros testaram positivo, mas não conseguiram iniciar o tratamento”, descreveu Ada.

Doutor Vicente Caropreso (PSDB) também destacou o combate à Aids. “Justamente na Aids o Brasil merece todos os elogios com a quebra das patentes do coquetel de medicamentos. Hoje em dia as pessoas têm vida normal, digna, acesso aos medicamentos e ao tratamento”, relatou Caropreso.

Volta às aulas

Bruno Souza (Novo) defendeu a volta imediata das aulas presenciais e argumentou que enquanto não houver uma data para o retorno, o governo não tomará as providências necessárias para o reinício.“Precisamos aplicar os protocolos de segurança, precisamos fazer isso o quanto antes, senão corremos o risco de começar o ano que vem fazendo o protocolo, porque enquanto não houver a certeza do retorno, o governo não vai se preparar. E o  sindicato e o governo não se comprometeram com uma data”, alertou o deputado.

Do PT para Moisés

Luciane Carminatti (PT) alertou o governador Carlos Moisés para a passagem do tempo do mandato e apontou para os desafios do pós-pandemia. “Nossa bancada nunca ficou na crítica pela crítica, sempre que batemos na porta do governo foi para apontar soluções”, revelou Carminatti, que cobrou protagonismo nas vacinas, recuperação da malha viária e prioridade à educação. “Não vamos admitir que se chegue ao fim do ano sem aplicar 25% na educação, há um déficit de tecnologias que a pandemia escancarou”.

Alerta dos hospitais

Vicente Caropreso repercutiu na tribuna virtual alerta de dirigentes dos hospitais privados e filantrópicos e revelou que eles estão operando com capacidade máxima. “As próximas semanas serão críticas”, repetiu o deputado, que concordou com a recomendação dos dirigentes para que a população fique atenta e se cuide.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE