Deputada Ada Faraco solicita ao Estado que seja feito o censo quadrienal das pessoas com autismo

12 Abr, 2018 14:17:37 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

No mês em que o autismo está sendo debatido, a deputada Ada de Luca encaminhou o Projeto de Lei solicitando ao Estado que seja feito o censo quadrienal das pessoas com autismo. O Programa Censo de Pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista - visa o cadastramento do perfil socioeconômico-étnico-cultural dos portadores e seus familiares para que a partir disso, sejam direcionadas políticas públicas de saúde, educação, trabalho e lazer a esse segmento social.

Foi solicitado que o censo seja realizado a cada quatro anos tendo mecanismos de atualizações mediante autocadastramento para que se possa mensurar a evolução e o georreferenciamento do transtorno na sociedade, bem como solicitar do Poder Público respostas ao tratamento adequado. Não é de agora que o autismo causa preocupação. Em 2015, quando secretária da Justiça e Cidadania, a deputada recebeu um pedido para a doação de um terreno na cidade de Criciúma para o atendimento de crianças autistas. E neste ano, após o término da construção do CASE SUL , previsto para junho e com a desativação do CASEP o terreno passará a ser da Prefeitura de Criciúma e será destinado à implantação de projetos voltados à educação especial dos portares de autismo.

"É uma satisfação saber que essas crianças que tanto sofrem com esse transtorno que dificulta a interação social, a comunicação e a imaginação deles, receberão uma atenção mais que especial e terão um local para desenvolver e aprender a lidar com a sua condição", disse a deputada. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE