• Depois do feriado de Páscoa, redobre os cuidados

Depois do feriado de Páscoa, redobre os cuidados

29 Mar, 2018 11:22:02 - BR-101

Tubarão (SC)

Depois do feriado de Páscoa, os motoristas que utilizarem a BR-101 Sul para retornar para casa devem redobrar os cuidados ao trafegar pela rodovia federal. Com pistas duplicadas, a garantia de segurança durante a movimentação diz respeito aos limites de velocidade, a entrada ou saída do fluxo pelas alças e vias laterais e a manutenção do veículo. Em datas comemorativas, o fluxo de veículos tem acréscimo histórico de até 50%, chegando a dobrar durante o final de semana e durante o retorno do feriado, requerendo maior atenção dos motoristas quanto aos limites de velocidade, ultrapassagens, manutenção, paradas em locais permitidos e acessos a bairros, praias e vias lindeiras. Entre 40 mil a 50 mil veículos trafegam diariamente pela BR-101 Sul, no trecho duplicado. 

A manutenção nos limites de velocidade é essencial para a segurança na viagem de ida e volta. Nas pistas duplicadas o limite fixado para veículos de pequeno porte é de 110 km/h. Já para os veículos de grande porte (carga e coletivos) o limite fica em 90 km/h. No trecho gaúcho da BR-101, a velocidade limite é menor, ficando Em 100 km/h para veículos pequenos e 80 km/h para os veículos pesados. Antes de seguir ou voltar de viagem, é preciso conferir a manutenção do veículo, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRVL), documentos indispensáveis. Além da documentação, os usuários da BR-101 Sul precisam atentar a outros itens indispensáveis, como o extintor de incêndio (sem estar em saco plástico) e os cintos de segurança.

Outra recomendação feita DNIT/SC refere-se à condição dos componentes elétricos dos veículos. A parte elétrica também deve ser revisada, começando pela bateria. Regular a altura do foco dos faróis para não ofuscar a visão do condutor que trafega pelo outro sentido da rodovia. É recomendada também a checagem do funcionamento das luzes de pisca-alerta, freios e faróis.

As orientações de segurança feitas pela autarquia são para a garantia de uma viagem segura durante o feriado prolongado de Páscoa. Mas, elas devem ser seguidas durante os demais dias do ano, para evitar acidentes sobre as pistas e também nas vias laterais.  Para mais informações do avanço no lote de Obras Complementares, os usuários da BR-101 Sul têm o Serviço de Atendimento direto pelo telefone 0800 6030 101 ou pelos links úteis no site 101sul.com.br.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE