• Departamento de Saúde de Maracajá inicia nesta quarta vacinação contra Covid-19

Departamento de Saúde de Maracajá inicia nesta quarta vacinação contra Covid-19

18 Jan, 2021 22:35:39 - Política

Maracajá (SC)

Assim como em todo o Brasil, o Departamento de Saúde de Maracajá também comemorou a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19. A expectativa do setor é que a imunização inicie nesta quarta-feira, dia 20.

Segundo a diretora Michele Constantino Gonçalves, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contemplaria cerca de 380 pessoas, contudo o departamento aguarda a chegada das doses, para confirmar a quantidade correta. "Nesta primeira etapa, conforme previsto no Plano Estadual de Vacinação, serão imunizados trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos que estão em casas asilares e indígenas com idade acima de 18 anos", detalha.

A vacina será disponibilizada no Centro Municipal de Atendimento à Saúde (Cemasas), anexo ao Centro de Triagem, das 7h às 16h. "Dois profissionais da equipe de enfermagem receberam treinamento e estarão aptos a integrar a equipe de imunização, e também a tirarem qualquer dúvida da população. Lembrando que as pessoas devem comparecer munidas do Cartão SUS e documento pessoal com foto", explica a diretora Michele.

A diretora lembra que o Departamento de Saúde está preparado para iniciar a campanha de vacinação, mas solicita à população que seja compreensiva e siga com os cuidados de prevenção ao Covid-19. "Estamos apenas iniciando o processo, com isso é importante que as medidas de segurança permaneçam, até que toda população maracajaense seja imunizada", finaliza.

Etapas

Conforme o Plano Estadual de Vacinação, a segunda fase é formada por pessoas entre 60 e 74 anos. Na terceira fase, serão vacinadas pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40). Por fim, a quarta fase imunizará professores, profissionais das forças de segurança e que atuam nos sistemas prisionais. Outros grupos prioritários podem ser inseridos dependendo do número de vacinas disponíveis.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança