• Departamento de Saúde de Maracajá alerta para baixa procura pela vacina da gripe

Departamento de Saúde de Maracajá alerta para baixa procura pela vacina da gripe

11 Jun, 2021 16:32:35 - Saúde

Maracajá (SC)

A Prefeitura Municipal de Maracajá e o Departamento de Saúde lançaram oficialmente no dia 12 de abril a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe). Porém, dois meses depois, a procura pelo imunizante está abaixo do esperado.

Segundo levantamento da Regional de Saúde, a meta era imunizar na primeira fase da campanha 2802 pessoas, dos grupos prioritários (1199 idosos de 60 anos ou mais, 111 trabalhadores da saúde, 249 pessoas com comorbidades, 113 professores e 451 pessoas com deficiência), contudo o número de doses aplicadas até o momento são de 1110, totalizando 39,6%.

A diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, alerta para a importância da vacinação contra a H1N1. "A influenza é uma doença grave e muitas vezes seus sintomas se confundem com a Covid-19, e pode evoluir de forma grave, principalmente em idosos, pessoas com comorbidades e gestantes", relata.

Michele salienta que a vacinação contra a gripe tem como objetivo diminuir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população alvo para a vacinação. "As pessoas precisam se conscientizar da importância de se vacinar, pois assim como a Covid-19, a H1n1 também mata. Por isso, fizemos um apelo para as pessoas que estão nos grupos prioritários que procurem o CEMASAS para fazer a vacina", disse a diretora de Saúde.

O Ministério da Saúde ressalta que, caso o morador seja do grupo prioritário para receber vacina contra covid-19, ele deve aguardar o intervalo de 14 dias para receber a vacina contra Influenza.

Vacinação

A vacinação acontece no Centro Municipal de Atendimento à Saúde (Cemasas), das 7h às 16h. "Devido à pandemia é importante que as pessoas se atentem ao distanciamento social, principalmente dentro do Cemasas, evitando aglomerações", finalizou a diretora de Saúde.

Grupos prioritários

Campanha de Vacinação contra a gripe é realizada por grupos prioritários.

* crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
* gestantes;
* puérperas;
* trabalhadores da saúde;
* idosos com 60 anos e mais;
* professores das escolas públicas e privadas;
* pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
* pessoas com deficiência permanente;
* forças de segurança, salvamento e forças armadas;
* caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
* funcionários do sistema prisional;
* população privada de liberdade;

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal