Delegacia de Caçador apresenta Sistema Audiovisual

30 Mar, 2017 00:07:35 - Segurança

Caçador (SC)

A 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Caçador, apresentou nesta quarta-feira, 29, às diversas autoridades ligadas ao Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Defensoria Pública e advogados, a nova ferramenta tecnológica que garantirá mais agilidade e transparência nos procedimentos policiais: o sistema audiovisual. Os Delegados de Polícia Fabiano Locatelli e Marcelo Ricardo Colaço, que conduzem a implantação do sistema na regional, reforçaram o fato de que a utilização do programa impede que os arquivos sejam editados ou alterados, o que garante segurança e transparência ao processo e que a nova tecnologia vem sendo implementada pela Polícia Civil em diversas cidades.

O Juiz de direito Rodrigo Dadalt, da Comarca de Caçador, também destacou os benefícios da ferramenta. “Quando se busca o esclarecimento da verdade da forma mais fidedigna possível, a avaliação será sempre muito positiva. A gravação audiovisual já é utilizada pelo Poder Judiciário em Santa Catarina há aproximadamente quatro anos, e podemos afirmar que traz muitos benefícios. Isso porque o depoimento gravado aponta todas as peculiaridades, para que os fatos sejam esclarecidos da forma mais completa possível”, ressaltou.

Ao contrário do papel, a tecnologia também permite verificar a forma de comunicação durante o depoimento, conforme explica o promotor Fernando Rodrigo de Menezes Júnior. Entre alguns fatores está a tonalidade de voz, a forma de expressão, estado emocional, entre outros fatores. “O papel às vezes é muito frio. É muito comum também depois a pessoa alegar que foi torturada, sofreu maus tratos ou que não falou aquilo. Tudo isso com a gravação irá acabar, trazendo mais segurança e efetividade para o futuro do processo penal”, observa o representante do Ministério Público.

"Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181."

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE