Déficit de empregos deve ser amenizado no segundo semestre

29 Jul, 2016 15:19:52 - Economia

Içara (SC)

Içara perdeu 316 postos formais de trabalho no primeiro semestre de 2016. Desse total, 166 foram na indústria, 84 no comércio, 59 no setor de serviços, 51 na extração mineral e três na construção civil. O aumento ocorreu somente na agropecuária com 12 vagas e na construção civil com 35. O número é quase a metade do registrado em todo o período de 2015 (-630). A diferença é que a perspectiva é um pouco mais otimista para este segundo semestre.

Nacional: os números de Içara refletem uma realidade nacional. Conforme o Ministério do Trabalho, em todo o país, a queda foi de 531,7 mil vagas formais de janeiro a junho.

Um em cada quatro micro e pequenos empresários que atuam no comércio e no segmento de serviços pretende fazer alguma contratação até o fim deste ano. Outros 59,3% não tencionam contratar novos funcionários, seja porque não se vêem atualmente em condições financeiras para aumentar a folha de pagamento da empresa (35,8%) ou por estarem com mão de obra ociosa (12,1%), uma vez que a atividade da empresa diminui nos últimos meses. 

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento destaca, também, que 20,5% das micro e pequenas empresas fizeram pelo menos uma demissão no último mês de junho, sendo que, para 9,1%, o desligamento aconteceu por conta da queda do faturamento do negócio. Outros 6% demitiram algum funcionário, mas contrataram outro para substituí-lo.

Entre os que demitiram, a maioria (60,4%) desligou apenas um empregado. A pesquisa foi feita em 800 empreendimentos com até 49 funcionários, nas 27 unidades da federação, incluindo capitais e interior. As micro e pequenas empresas representam 39% e 35% do universo de empresas brasileiras nos segmentos de comércio e serviços, respectivamente.

LUCAS LEMOS/CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE