• Defesa Civil vai encaminhar resposta técnica ao TCE sobre plano de contingência envolvendo a Ponte Hercílio Luz durante restauração

Defesa Civil vai encaminhar resposta técnica ao TCE sobre plano de contingência envolvendo a Ponte Hercílio Luz durante restauração

28 Jun, 2016 00:00:00 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 28, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, informou que, em conjunto com o Departamento de Infraestrutura (Deinfra), Capitania dos Portos e outros órgãos de segurança e de proteção humana, vai elaborar e encaminhar na próxima semana, uma resposta técnica para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), esclarecendo sobre o plano de contingência diante de um possível colapso da ponte Hercílio Luz durante o trabalho de restauração do monumento

De acordo com Moratelli, desde as primeiras fases, o projeto já prevê esse nível de ameaça, que pode inclusive, ser de ordem natural, independentemente do trabalho que está sendo feito para a recuperação da ponte.  O processo segue orientações de um plano de contingência macro, que além das estruturas do Estado envolve também as municipais, e que está pronto para ser aplicado em qualquer situação de emergência.

Quanto à relevância do conhecimento público das ações do plano, o secretário da Defesa Civil explicou que o próprio Departamento de Infraestrutura (Deinfra) faz contato permanente com as famílias que estão ao entorno da ponte e que poderiam ser diretamente afetadas em caso de um possível colapso da estrutura. O plano de contingência feito pela construtora responsável pela restauração da ponte está disponível no próprio canteiro de obras da empresa. “Esse procedimento é uma premissa por parte dos empreendedores da obra”, completa Moratelli.

Na avaliação da Defesa Civil, o plano de contingência que é colocado em prática em qualquer outra ameaça a que o município está exposto, mais o plano que é exigido pelo Deinfra da empresa construtora, são suficientes para nortear uma operação de emergência a partir de uma possível situação crítica na obra.

“Vamos explicar isso ao TCE e, se, realmente for necessário a elaboração de um plano de contingência específico para a ponte, vamos fazer junto com o município, para atender as determinações legais, completa o secretário de Estado da Defesa Civil.

Moratelli também avaliou que, de acordo com os relatórios da obra, a etapa atual dos trabalhos é mais segura que as fases anteriores. Segundo ele, o vão central está totalmente amparado e pelo menos uma das cabeceiras (Ilha), já foi revista pelos técnicos.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança