• Defesa Civil SC participa de oficina de intensificação

Defesa Civil SC participa de oficina de intensificação

30 Ago, 2016 15:01:45 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Uma oficina de intensificação ao combate do Mosquito Aedes Aegypti mobilizou representantes dos estados brasileiros em Brasília. O ato ocorreu na quarta, 24, e quinta-feira, 25. O gerente de Operações e Assistência Humanitária da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Alexandre Sampaio e Suzana Zeccer, da Secretaria de Estado da Saúde, representaram Santa Catarina. O encontro foi promovido pelo Governo Federal.

Na reunião, foram avaliadas as ações de combate ao mosquito causador das doenças dengue, Zika e Febre Chikungunya. O ministro da Saúde, Ricardo Barros e o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, deram o tom de preocupação e de gravidade da situação no país. São 16.000 mulheres grávidas sendo investigadas sob o risco de serem portadoras do Zika. “Isso é um caso de saúde pública”, relata o gerente de Operações e Assistência da Defesa Civil SC, Alexandre Sampaio.


Entre janeiro a 9 de julho deste ano, foram registrados 1.399.480 casos prováveis de dengue no país. É o que informa o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. 

A oficina em Brasília mostra que é preciso retomar as ações de enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. Conforme Sampaio, houve um esfriamento das atividades devido ao período pré-eleitoral e as Olimpíadas. 

Conforme ele é preciso incrementar as ações de articulações entre as instituições envolvidas na Sala de Situação Estadual para sensibilizar representantes políticos e a comunidade. “Despertar não só os entes políticos, mas toda a população. A intensificação do combate ao mosquito deve incorporar a rotina das instituições. Todo cidadão faz parte do processo, o trabalho começa em casa”, pontua.

Sampaio reforça que a idéia do fortalecimento da campanha de combate ao mosquito, é de que o cidadão se sinta comprometido e não delegue apenas às instituições a responsabilidade de combater o mosquito.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE