• Defesa Civil entrega novos kits de transposição no Sul e Norte de Santa Catarina

Defesa Civil entrega novos kits de transposição no Sul e Norte de Santa Catarina

10 Ago, 2020 15:12:24 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Governo do Estado realizou nos últimos dias a entrega de três novas pontes por meio do projeto de kits de transposição de concreto da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC). O investimento total por parte do Estado foi de R$ 463,7 mil. As estruturas foram instaladas nos municípios de Rio Negrinho, Pedras Grandes e Nova Veneza.

Na ação, foram substituídas antigas pontes de madeira que foram danificadas durante fortes enxurradas. O projeto garante mais segurança para na mobilidade das pessoas que trafegam nas localidades, o escoamento da produção agrícola e também o turismo.

Um destaque foi a última estrutura entregue que foi montada na comunidade de São Bento Alto, em Nova Veneza, onde foram utilizados dois kits de transposição unidos por um vão central. Desta forma, foi possível a transposição do rio com uma estrutura de 30 metros de comprimento.

“A instalação de kits de transposição, além de ser uma ação de resposta, é preventiva”, comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, as estruturas são montadas acima da cota de inundação, ampliando a vazão dos rios. “Quando investimos em estruturas de qualidade, estamos valorizando os recursos públicos com ações duráveis e eficientes”, completou.

Apenas neste ano já foram montadas 16 kits de transposição. Nas próximas semanas serão realizadas instalações nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Pedras Grandes, Orleans e Rio do Campo, onde serão investidos R$ 369,8 mil. No total, o projeto já realizou a montagem de 405 estruturas em toda Santa Catarina.

Kits de transposição

O projeto de Kits de transposição é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios catarinenses. Após ser firmado o termo de cooperação, os municípios ficam responsáveis apenas pela construção das cabeceiras e a Defesa Civil Estadual (DCSC) fica a cargo do transporte e montagem das estruturas pré-moldadas. A ação é destinada para o apoio de reconstrução depois de eventos climáticos que venham a danificar ou destruir pontes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

GIASSI