• Defensores Públicos de SC participam de sessão ordinária

Defensores Públicos de SC participam de sessão ordinária

08 Jun, 2016 00:00:00 - Política

Içara (SC)

Os primeiros 20 minutos do horário politico da sessão ordinária desta terça-feira (7/6), na Câmara Municipal de Içara (SC), foram destinados a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc), quando explanaram sobre a atuação da Defensoria Pública.

Na ocasião os Defensores Públicos, Sérgio Chamoun e Ludmila Pereira Maciel, solicitaram ao Poder Legislativo a aprovação de uma moção de apoio, para ser encaminhada a Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“Essa moção é importante para o fortalecimento da Defensoria Pública e também, sendo necessário instalar um núcleo em Içara, haja visto o porte do município”; defendeu Ludmila.

Segundo Sérgio Chamoun, a Constituição Federal de 1988, garante que todos tenham o direito fundamental de acesso à justiça, ainda que não tenha condições financeiras de pagar um advogado particular. “Nesse caso, o Estado tem o dever de garantir assistência jurídica gratuita, por meio da Defensoria Pública”; destacou o defensor público.

Em Santa Catarina a Defensoria Pública foi implantada em 2012, sendo que o núcleo de Criciúma (SC) realizou em 2015, 2.889 atendimentos e 11.446 atos, para este ano já foram realizados 2.794 atendimentos. “Santa Catarina está entre as cinco melhores Defensorias do país”; informou Sérgio Chamoun.

O núcleo da Defensoria Pública atende os municípios de Criciúma (SC), Nova Veneza (SC), Treviso (SC) e Siderópolis (SC). “É muito importante à Defensoria na cidade, pois prestamos esclarecimentos e orientação jurídica para as pessoas que não possuem condições de pagar um advogado”; disse Chamoun. O Defensor acrescentou que a atuação é ampla em todas as áreas do direito, assim como ações coletivas.

“Muitos não sabem que tem o direito a medicamentos e nós orientamos nesses casos também”; exemplificou. A Defensoria Pública estará na sexta-feira (10), na Praça Nereu Ramos, em Criciúma (SC), prestando atendimento ao público das 9h às 16h.

“Vamos sim aprovar e encaminhar a moção de apoio, as atividades da Defensoria Pública são muito importantes para a sociedade”; garantiu o Presidente da Câmara Legislativa, Márcio Realdo Toretti (PMDB).

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, Núcleo de Criciúma está instalada na Avenida Santos Dumont, nº 798, Bairro Milanese (em frente ao Fórum).


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança