Decisão inédita da Justiça de São Paulo afasta pagamento de 'detention' em operação de exportação

12 Dez, 2018 10:32:59 - Brasil

Santos (SP)

Em decisão inédita desta semana, a 2ª Vara Cível de Santos/SP julgou improcedente ação de cobrança ajuizada por armador marítimo contra uma trading de Santa Catarina. No caso, o armador - uma das maiores empresas do mundo no segmento – exigia a cobrança de R$ 300 mil a título de detention, pela devolução de 30 contêineres após 21 dias de prazo livre (free time).

A taxa conhecida como detention é cobrada pelo armador marítimo nas operações de exportação no caso de atraso, pelo exportador, para devolução dos contêineres retirados para acondicionamento da carga a ser exportada, e nas operações de importação é conhecida como demurrage, podendo onerar e até mesmo inviabilizar operações, ante os altos valores exigidos pelos armadores.

Na sentença, o juiz Cláudio Teixeira Villar reconheceu que, embora não se discuta a relação de transporte em si, que ficou cabalmente comprovada no processo, não existe qualquer base para a cobrança da detention, uma vez que as partes não negociaram prazo nem valor das diárias.

De acordo com o advogado Maiko Roberto Maier, do Silva e Silva Advogados Associados, de Florianópolis/SC, que representa a trading, a exigência de detention e demurrage pelos armadores marítimos segue padrões atípicos para o sistema jurídico brasileiro e é altamente questionável. “Ora, embora essa seja uma prática do mercado, a verdade é que nem detention nem demurrage são negociadas entre as partes; não existe, via de regra, qualquer contrato ou documento estabelecendo prazo, condições e preço das diárias dos contêineres. E, nesse sentido, essas taxas tornam-se manifestamente indevidas, já que a obrigação de pagar não se presume, mas depende de um contrato.”

Para o advogado, embora seja uma decisão isolada e ainda sujeita a recurso, trata-se de um importante precedente para as empresas de comércio exterior e que possivelmente será replicado por outras instâncias.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Publicações relacionadas
    WARNING [2] PDOStatement::execute(): SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'detention'%' ) ) OR ( TITULO_POS like ( '%em%' ) ) OR ( TITULO_POS like ' at line 1
    /home/storage/0/60/27/jinews/public_html/system/Model.php[348]
JInews