• Debate marca abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia na Unesc

Debate marca abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia na Unesc

23 Out, 2018 16:21:31 - Educação

Criciúma (SC)

Um painel com profissionais renomados nacionalmente abriu de forma oficial, na noite de segunda-feira (22/10), a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) na Unesc. O evento, que é a maior ação institucional da Universidade, marca a passagem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e segue até sexta-feira (26/10). O tema nacional, sugerido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em 2018 é "Ciência para a Redução das Desigualdades", principal foco das atividades realizadas na instituição nesta semana.

A cerimônia de abertura realizada no Auditório Ruy Hülse teve como foco o conteúdo compartilhado pelos profissionais Nathan Carvalho Pinheiro, professor da Universidade de Brasília; Gabriel Sant'Ana Palma Santos, Diretor Executivo da Associação Catarinense de Tecnologia; e Mariana Smanhotto Schuchovski Gaziri, Fundadora da Verde Floresta, que participaram de um debate mediado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Miguelangelo Gianezini. Após as explanações iniciais os alunos puderam fazer perguntas e interagir com os participantes.

O evento contou ainda com a presença da equipe da reitoria formada pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor, Daniel Preve, os pró-reitores Thiago Fabris e Indianara Reynaud Toretti, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, além da coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, professora Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot, e da estudante Carina de Oliveira Teixeira, representante da APG ( Associação de Pós-graduandos).

Conforme Luciane, a semana reunirá mais de 10 mil pessoas circulando em atividades que reúnem pesquisa, ensino, extensão, pós-graduação, inovação, tecnologia, cultura e arte. “É muito gratificante ver o auditório repleto de alunos e professores dispostos a dialogar conosco sobre uma temática tão pertinente para a realidade atual como as contribuições na redução de desigualdades, esse que é o 10º objetivo do desenvolvimento do milênio da Agenda 2030 da ONU e que a nossa instituição vem discutindo sempre”, salientou a reitora.

Conforme a coordenadora do evento, são 182 atividades, das quais 100 atividades são palestras minicursos e oficinas. “É uma programação muito extensa. Em termos de submissão de trabalhos, por exemplo, essa edição teve 842 trabalhos submetidos, sendo 763 aprovados. São muitos participantes envolvidos”, destacou a professora.

Ainda em sua fala, Merisandra fez questão de agradecer a diversos setores da Universidade que participaram da preparação para o evento, salientando que a realização da Semana de Ciência e Tecnologia só foi possível graças ao respaldo total da equipe da reitoria, além da ajuda de cada um dos colaboradores envolvidos. “Esse é um trabalho que mobiliza toda a instituição. Agora é o momento de agradecer aqueles que se envolvem no trabalho de construção dessa semana, que vem sendo preparada desde março”, salientou.

A noite de abertura do evento contou ainda com a participação especial da Cia de Dança Unesc.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/ COMUNICAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal