• DCE promove debate com candidatos a deputado estadual

DCE promove debate com candidatos a deputado estadual

18 Set, 2018 15:26:43 - Política

Criciúma (SC) 

Participantes revezaram-se em momentos de fala e responderam perguntas do público 

Treze candidatos a deputado estadual estiveram presentes no debate promovido pelo Diretório Central de Estudantes da Unesc, onde apresentaram propostas de trabalho e responderam a questionamentos do público, que lotou o auditório Ruy Hülse na noite desta segunda-feira, 17/09.

Ao longo de duas horas e meia, os candidatos Rodrigo Minotto (PDT), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Lisiane Tuon (DEM), Fernando Barbosa (REDE), Wanderlei Amora (PSL), Lei Alexandre (PP), Gilmar Axé (PSOL), Sayonara (PT), Rafaela Brito (PSTU), Tati Teixeira (PPS), Walter Jobin (PSDB), Lauro Nogueira (PT) e Valmir Comin (PP) revezaram-se em momentos de fala. Inicialmente puderam fazer um ato de apresentação e falar de suas propostas. No segundo momento do debate cada candidato respondeu a uma das perguntas formuladas pelo público e sorteadas entre os candidatos.

O debate teve como objetivo levar aos acadêmicos mais informação sobre os candidatos e suas propostas, bem como trazer para o debate as pautas relacionadas à educação superior. Ao final do debate o presidente do DCE, Alexandre Bristot, fez a entrega de uma carta com pautas elencadas pelos acadêmicos, como a manutenção dos recursos destinados para as universidades comunitárias no artigo 170, criação de uma moradia estudantil, desfesa do Sistema Único de Saúde e discussão sobre diversidade, entre outros temas. "O que nos levou a realizar esses debates foi a eleição atípica deste ano, onde vemos um eleitorado distante e desinteressado pelo processo eleitoral. O segundo grande aspecto são os cortes na educação, como o do FIES e agora essa proposta de redução do artigo 170", destacou o presidente do DCE da Unesc.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, acompanhou o debate e salientou como uma iniciativa fundamental, uma vez que a Unesc é uma universidade comunitária, plural e onde convivem as mais diferentes ideologias. "É muito importante que neste momento do cenário político brasileiro se conheça as reais propostas dos nossos candidatos. Como eles interpretam as questões que dizem respeito às universidades comunitárias, à educação de modo geral, a questão do artigo 170 e as pautas que também se referem à nossa cidade e ao desenvolvimento da nossa região", destacou a reitora.

Especificamente sobre o artigo 170 Luciane Ceretta salientou que é uma luta intensa travada em várias frentes, "para que não se distribua o pouco que se tem, mas que se amplie para os 5% que a lei propõe, uma vez que hoje aplica-se apenas 1,5% do orçamento do Estado. O que queremos é que se amplie essa margem e com isso outros estudantes e instituições também sejam contemplados", destacou.

O DCE enviou convite do debate a todos os partidos e na próxima quinta-feira 20/09 será a vez de ouvir os candidatos a deputado federal e senador. O debate com os candidatos ao governo do Estado foi cancelado.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA UNESC
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança