• Dado o pontapé à operação do Banco de Olhos de Criciúma

Dado o pontapé à operação do Banco de Olhos de Criciúma

16 Jul, 2018 11:13:11 - Saúde

Criciúma (SC)

A Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), que faz parte da estrutura da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza na próxima quinta-feira, 19, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma, a Capacitação sobre Processo de Doação e Transplante de Tecido Ocular. O encontro, que começa às 16h, vai reunir profissionais de hospitais do Sul dispostos a trabalhar com doação de córneas. Eles serão capacitados para identificar doadores e dar continuidade ao processo para os transplantes. Hoje a atividade de recepção de doações no Sul do Estado se restringe principalmente aos hospitais Regional de Araranguá; São José, de Criciúma; e Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão.

Além dos três hospitais que já recebem doações de córneas, atualmente tratadas em Florianópolis, têm potencial no Sul, ainda, os hospitais São Donato, de Içara; Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; Santa Teresinha, de Braço do Norte; Santa Otília, de Orleans; Socimed, de Tubarão; Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna; Municipal Henrique Lage, de Lauro Müller; e São João Batista, Unimed e Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma.

Vistoria do Ministério da Saúde é agendada

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, com o alvará sanitário conquistado recentemente pelo Banco de Olhos de Criciúma, o tratamento da córnea já pode ser feito no local e, com a vistoria do Ministério da Saúde, agendada para dia 27 de julho, está tudo programado para começar o tratamento das córneas em Criciúma um pouco antes, a partir do dia 20 de julho, depois da capacitação aos hospitais. “A autorização do Ministério da Saúde para cobrança dos procedimentos será dada depois da vistoria do dia 27. Entretanto, a solicitação de cobrança pode ser feita até 90 dias depois. Então, se no dia 20 de julho tivermos doação, o Banco já pode funcionar neste dia, e, assim que entrar a autorização do Ministério, cobra-se a conta”, explica.

Ao final do evento de capacitação aos hospitais na ADR de Criciúma pessoas que trabalharam ao longo dos anos em prol das doações de córneas no Sul e em favor do Banco de Olhos de Criciúma serão homenageadas.

Agora, também seguem os trâmites para contratação de pessoal à estrutura, que, por enquanto, contará com a atuação de profissionais do Banco de Olhos da Grande Florianópolis.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

CDL Içara