• Atividades já movimentam o campus da Unesc

Dada a largada para a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia

18 Out, 2016 15:44:11 - Educação

Criciúma (SC)

A 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc aos poucos vai tomando conta do campus. As movimentações mais intensas ocorrem desde o início da manhã desta segunda-feira (17/10) na tenda central do evento, onde encontram-se instaladas a secretaria e parte da programação acadêmica e cultural do evento. Dezenas de inscritos foram ao local nas primeiras horas para realizar o credenciamento e participar das primeiras atividades.

Nem o tempo instável desanimou o público envolvido no evento. Na tenda central, os últimos ajustes das atrações ocorreram em paralelo com as primeiras avaliações de trabalhos acadêmicos apresentados em forma de banner. A oficina “Noções básicas de conservação documental” e o minicurso “Atuação do farmacêutico em diferentes áreas de pesquisa” marcaram o início da programação paralela aos oito eventos incluídos na Semana.

Credenciamento

A orientação do estafe a todos os inscritos no primeiro momento é procurar o setor de credenciamento. “Quem ainda não realizou o cadastro pode fazê-lo na hora no local”, informa a integrante da coordenação geral do evento, Gisele Coelho Lopes. “Estamos com uma programação bem robusta e atrativa para o meio acadêmico e também para a comunidade, que é parte essencial da semana. Os alunos que desejarem receber certificado para somar horas complementares precisam se inscrever e realizar o credenciamento”, frisa.

Entre os pontos encarados como essenciais na Semana de Ciência e Tecnologia está a integração, nos âmbitos interno e externo. “Trata-se de um evento que transcende o campus, que vem com uma roupagem no sentido da universidade comunitária, com o propósito que a comunidade em geral participe e tenha acesso ao conhecimento produzido em toda a nossa estrutura”, enaltece Gisele.

Preservação da história

Na primeira oficina da jornada de conhecimento, os participantes aprenderam técnicas para conservação de documentos históricos com a professora do Cedoc (Centro de Documentação da Unesc), Selma Dassi. “É uma oportunidade privilegiada porque, pela falta desse conhecimento, muitas pessoas perdem documentos importantes, como certidões de nascimento, livros e outros tantos papéis que contam a história das famílias. Aqui aprendemos técnicas para preservar os materiais e sobretudo o que não fazer”, explica a facilitadora.

As estudantes angolanas Iracelma Inácio e Yoga Ferreira aproveitaram a oficina para agregar conhecimentos bem diferentes dos cursos que frenquentam. “Descobrimos que não conservamos bem os nossos documentos, mas vamos aproveitar que sabemos a maneira certa e utilizar em casa”, garante Iracelma.

Abertura oficial

A abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia se dará na noite desta segunda-feira (17/10), no Auditório Ruy Hülse. A palestra com a professora, mestra em Nutrição, Regina Ferreira Lang denominada Ciência “Alimentando a Saúde” aborda o tema oficial do evento. A entrada é franca.


TEXTO: ALFA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE