• Cursos técnicos garantem tranquilidade profissional diante de incertezas

Cursos técnicos garantem tranquilidade profissional diante de incertezas

25 Jun, 2020 20:20:17 - Educação

Criciúma (SC)

Construir uma carreira profissional sempre foi um dos objetivos de Jefferson Diogo Spacek. A realização que, por vezes, parecia difícil, se tornou mais fácil quando ele decidiu buscar a capacitação em um dos cursos técnicos da Satc. Hoje engenheiro eletricista, Spacek iniciou a carreira ingressando no curso técnico em Eletrotécnica enquanto ainda estava naquela fase de transição entre a juventude e as obrigações do mundo adulto. O pontapé inicial foi fundamental para ele alcançar a estabilidade e realização que buscava.

O engenheiro conta que o curso, além dos ensinamentos teóricos e práticos, também fez com que ele se tornasse uma pessoa mais responsável. “Dentro da Satc, tive oportunidade de aprender algo que não era do cotidiano. Também tinha atividades durante o dia inteiro, no qual, aumenta muito as responsabilidades enquanto somos jovens”, destaca.

Antes mesmo de concluir o curso, as portas já começaram a se abrir para o ex-aluno. “Atuei como técnico em eletrônica e informática durante meu estágio. Foi onde desenvolvi uma relação mais íntima com as áreas adjacentes ao curso”, ressalta. Atualmente, ele é engenheiro eletricista de uma cooperativa de eletrificação e também atua como administrador de um provedor de internet do mesmo grupo.

“Devo isso tudo a fase básica de estudo que recebi da Satc, a qual me ofereceu não somente o conhecimento teórico, mas, também, a vivência e experiência de me relacionar com o mercado”, argumenta.

Casos como o de Spacek são comuns entre ex-alunos de cursos técnicos da Satc. A coordenadora do campo de ensino, Adriana Just Schmidt, afirma que normalmente os inscritos já saem da instituição inseridos no mercado profissional. Para isso, as capacitações foram planejadas, conforme a maior necessidade do mercado. As opções em formato presencial ou à distância, também facilitam o acesso de todas as pessoas.

Oportunidade de se reinventar durante a pandemia

Ingressar em um curso técnico neste momento de pandemia também é uma oportunidade para que profissionais que já estão inseridos no mercado se reinventem e tenham mais tranquilidade no futuro. “As empresas, nessa questão da pandemia, diminuíram seus quadros de funcionários ou fizeram acordos e reduziram horários e salários. Em consequência disso, temos mais profissionais disponíveis no mercado. Então surge a pergunta: de que forma vou me reinventar profissionalmente após este momento?”, salienta Adriana.

Conforme ela, a realização de cursos técnicos é uma forma de estar um passo à frente para quando o coronavírus não for mais uma realidade. “Se sou formado somente em uma determinada área, a recolocação no mercado vai ser um pouco mais difícil. Quando a gente pensa em cursos técnicos, é uma formação a mais. Você amplia o leque de oportunidades”, enaltece.

Cursos disponíveis

A Satc está com inscrições abertas para seis cursos técnicos. Design, Eletrotécnica e Mecânica em modalidade presencial no período noturno, e Eletrotécnica, Mineração e Segurança do Trabalho em formato Ead. A expectativa é que as aulas comecem no início de agosto.

 As inscrições e matrículas são realizadas através da internet, no site: hotsite.satc.edu.br/colegio/. Para obter mais informações, os interessados, além de acessar a página na internet, podem entrar em contato no telefone: (48) 3431-7537.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança