• Curso Técnico em Agronegócio forma primeira turma

Curso Técnico em Agronegócio forma primeira turma

01 Fev, 2017 15:27:39 - Educação

<b>Chapecó (SC)</b>


O futuro do agronegócio catarinense passa pela qualificação profissional e atualização tecnológica. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à FAESC, investe na capacitação dos produtores rurais com foco na redução do êxodo rural, melhoria da qualidade de vida e da rentabilidade das propriedades. Uma das inovações pedagógicas do Senar é o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, o qual terá a primeira formatura de Santa Catarina no polo de São Joaquim. A solenidade ocorre neste sábado (4) a partir das 19 horas, no Clube Astréa.


O curso técnico de nível médio na modalidade a distância forma profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Os primeiros polos presenciais foram constituídos nos municípios de São José, Fraiburgo e São Joaquim. Em fevereiro também ocorrerá a formatura dos 22 novos técnicos da turma de São José. A solenidade está marcada para o dia 11 de fevereiro (sábado), a partir das 20 horas na FETAESC.

Atualmente Santa Catarina conta com seis polos presenciais, além de São Joaquim e São José: os municípios de Seara, Fraiburgo, São José, Campo Alegre e Braço do Norte também possuem turmas. O curso é totalmente gratuito e capacita os profissionais para a execução de procedimentos de gestão do agronegócio. As aulas são 80% a distância e 20% presenciais, nas quais são promovidas visitas técnicas para conhecer a realidade de propriedades catarinenses.


“É uma imensa satisfação acompanhar o engajamento de cada um desses participantes. A atitude deles em fazer o curso demonstra a preocupação com o futuro da agropecuária. Os avanços tecnológicos são uma realidade no campo e, com certeza, esses técnicos estão qualificados em alto nível para levar atitudes inovadoras aos nossos produtores rurais, pensando sempre na melhoria do dia a dia dentro das propriedades”, observa o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.


“Ficamos felizes em acompanhar a conclusão das primeiras turmas e ver que esse trabalho terá reflexos positivos para o meio rural”, destaca a coordenadora do programa em Santa Catarina, Katia Zanela.

Os profissionais formam-se aptos para atuar nas mais diferentes funções, entre elas empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, além de extensão rural e pesquisa.

“Eles serão os agentes de transformação rural. Terão a responsabilidade de levar para o campo uma visão empreendedora auxiliando os produtores catarinenses a identificar os potenciais de suas propriedades para que, cada vez mais, a produção seja aprimorada e garanta a qualidade de vida e a melhoria da renda”, complementa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.


<b>RENOVAÇÃO NO CAMPO</b>


Denise de Bettio, de 31 anos, resolveu seguir os passos do pai que é produtor rural na localidade de Morro Agudo, em São Joaquim. A cadeia produtiva da propriedade tem como base os gados de corte e leite. “O desejo de me inscrever surgiu da necessidade de melhorar a propriedade do meu pai que é um pequeno produtor”, conta.

A mais nova produtora rural é uma das formandas da primeira turma do curso no município. “Foi uma experiência gratificante. Comecei com o objetivo de aprender o melhor caminho para organizar a propriedade e concluo conquistando muito mais do que almejava. Tinha pouco conhecimento sobre o meio rural, mas hoje me sinto preparada”, afirma ela.


Segundo Denise, a propriedade etá passando por melhorias em edificações, maquinários e pastagens que proporcionarão um aumento no rendimento do produto final. “O principal benefício é o conhecimento, principalmente quando nos aventuramos em áreas até então distintas de nosso cotidiano. Descobri que uma propriedade rural que antes era utilizada apenas para lazer, pode se tornar uma empresa rural de sucesso”, finaliza.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE