• Curso sobre Prevenção da Violência Contra a Mulher acontece nesta quarta-feira em Siderópolis

Curso sobre Prevenção da Violência Contra a Mulher acontece nesta quarta-feira em Siderópolis

21 Nov, 2018 16:18:51 - Variedades

Siderópolis (SC)

O Governo Municipal de Siderópolis, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça e o Legislativo de Siderópolis, por meio do vereador Clademir Manoel de Souza, o Peninha, realizarão nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, o curso Formar para Transformar, com professores da rede de ensino municipal e estadual de Siderópolis sobre prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira, às 19h, e contará com a palestra da Desembargadora Salete Silva Sommariva, titular do Cevid, com o tema “Violência contra a mulher, um problema de todos”. “Ressaltar a prevenção no ambiente escolar uni educação e conscientização. Temos a certeza que o curso será de bom proveito, esperamos toda a população para este grande encontro”, comentou o prefeito em exercício, Xande Feltrin.

Já na quinta-feira, pela manhã, acontece um painel sobre o enfrentamento da violência contra a mulher e os desafios e possibilidades no ambiente escolar, com a advogada Letícia Alves. Na parte da tarde acontecem o painel “Boas práticas na escuta de criança e adolescente vítimas de violência”, com o psicólogo Ricardo de Bom Maria e o painel “Apresentação da Rede de Proteção e Atendimento no município de Siderópolis”, com a secretária de Assistência Social do município, Gladys Lenuzia Ketering. Como atividade final, acontece uma roda de conversa com professores, assistentes sociais da comarca de Criciúma, que abrange o município de Siderópolis, representantes da OAB, Polícia Civil, Polícia Militar, secretaria da assistência social e secretaria de educação de Siderópolis.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM NÚMEROS

Segundo relatório do TJSC de outubro deste ano, no Estado são mais de 36 mil processos em andamento decorrentes de violência doméstica, violência doméstica contra a mulher e feminicídio. Foram concedidas, entre janeiro e outubro de 2018, mais de 7.500 medidas protetivas, sendo que, em andamento são quase 14 mil medidas protetivas em Santa Catarina. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, entre janeiro e agosto deste ano foram registradas as seguintes ocorrência contra as mulheres:

- 62 feminicídios

- 102 homicídios dolosos tentado

- 2.155 estupros consumados

- 403 estupros tentados

- 12.607 lesões corporais dolosas

- 15.844 ameaças

- 326 calúnias

- 1.184 danos

- 931 difamações

- 5.734 injúrias

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança