Curso do Senar/SC capacita produtores no artesanato com pintura

16 Fev, 2017 17:11:17 - Geral

Chapecó (SC)

Aplicar a técnica da pintura em tecido no emborrachado, telas de pintura, panos e toalhas, utilizando os procedimentos e materiais adequados. Esse foi o objetivo principal do curso de Artesanato com Pintura promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), recentemente no município de Leoberto Leal.

De acordo com o supervisor do Senar/SC na região do Vale do Itajaí Darci Aloisio Wolmann, foram repassadas informações para a identificação e seleção dos materiais adequadas e a importância do artesanato. Além disso, foram explicadas técnicas de pintura, como a mão livre, uso de stencil e outros acessórios que facilitam o trabalho. “O artesanato serve como uma oportunidade de renda extra para os produtores rurais, além de integrá-los com a comunidade por meio da comercialização”, destacou Wolmann.

O curso foi ministrado pela prestadora de serviço em instrutoria, Marly de Fátima Bulla Pirovano. Segundo ela, o artesanato oferece uma série de benefícios além de ser uma fonte de renda. “É uma terapia, serve para que o tempo seja empregado em algo que trará satisfação pessoal e profissional. São belíssimos itens de decoração e servem para presentear amigos e familiares. É um trabalho gratificante”, afirmou.

Marly ressaltou a importância de dar continuidade aos trabalhos após o término do curso. “Indico que continuem se reunindo e também repassando os conhecimentos adquiridos para outras pessoas, assim é possível aprimorar suas habilidades. O artesanato tem o poder de unir as pessoas e oportunizar a interação social”.

Valdenezia Maria Soares, de 51 anos, o esposo e dois filhos produzem cebola na localidade de Barra Grande, em Leoberto Leal. Para complementar a renda familiar e ter uma atividade extra, a produtora resolveu participar do treinamento. “Foi ótimo, a professora explicou muito bem e conseguimos aprender rápido. Para mim que nunca tinha pintado antes achei muito interessante”, contou. A meta a partir de agora é pintar panos de prato para vender. “Eu já comecei a comercializar e estou gostando do resultado. Já havia feito outros cursos do Senar/SC, eles auxiliam muito”, complementou.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE