• Curso de qualificação profissional tem aula inaugural

Curso de qualificação profissional tem aula inaugural

04 Ago, 2017 15:32:57 - Educação

Urussanga (SC)

Em tempos de crise, ter a chance de fazer um curso de qualificação profissional gratuito é uma oportunidade que não se deve desperdiçar. E é exatamente isso que cerca de 35 alunos estão fazendo em Urussanga desde ontem. Nesta quinta-feira (03), foi dada a largada no curso de Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas, ofertado pelo Câmpus Criciúma do IFSC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Urussanga.

 

Na abertura da aula inaugural estiveram presentes o diretor geral do Câmpus Criciúma, professor Lucas Dominguini, e o prefeito municipal, Gustavo Cancellier, o vice-prefeito Décio Silva, além dos representantes da diretoria de Educação que destacaram a importância de abrir novas frentes de conhecimento no município. “Quanto mais conhecimento, mais desenvolvimento social. E o conhecimento é uma das únicas coisas que ninguém pode tirar de uma pessoa. Então que essa seja a primeira de outras turmas que virão agregar mais educação ao município de Urussanga”, destacou Dominguini.

 

O prefeito Gustavo Cancellier agradeceu a parceria com o Câmpus Criciúma do IFSC e o empenho da comunidade em levar uma extensão da instituição para o município. “Parabenizo o IFSC por ter nos ajudado a dar o primeiro passo no compromisso que fizemos à população de trazer ensino de qualidade para Urussanga, qualificando tecnicamente o cidadão para o mercado de trabalho. Os cursos do IFSC tem credibilidade e os alunos dessa primeira turma vieram com muita vontade de aprender. Essa turma é pioneira e, com certeza, já entrou para a história do município”, ressaltou.

 

Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas é o primeiro curso de qualificação profissional realizado em Urussanga pelo IFSC, reunindo alunos do próprio município e de Criciúma, Morro da Fumaça, São Ludgero, Cocal do Sul e Treze de Maio. A carga horária é de 60 horas, com aulas uma vez por semana no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES), à noite, até o mês de novembro. O objetivo do curso, ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), é capacitar profissionais para atuar na área de embalagens plásticas, principalmente no setor de alimentos.

 

Esse foi um dos atrativos que motivou o casal Otávio Luís de Almeida e Caroline Correa Passarela, de Morro da Fumaça, a se inscrever no curso. “A primeira aula foi bem interessante, achei a estrutura física muito boa. Trabalho no setor de alumínio, mas quem sabe se surgir uma proposta boa no ramo do plástico eu consiga uma vaga. Conhecimento em outras áreas sempre é bom”, afirma Otávio.

 

Buscar uma colocação no mercado de trabalho também foi a motivação de Fábio Santos Lopes, de Urussanga. “Já trabalhei na indústria metalmecânica e vim buscar atualização profissional. Uma boa colocação no mercado de trabalho depende de conhecimento”, garante. E para quem trabalhou na indústria plástica, aprofundar o que já sabe nunca é demais, segundo Jeanderson Roettgers, de São Ludgero. “Trabalhei por 10 anos na Incoplast e ainda atuo no setor. Como a oferta de cursos nessa área é muito difícil na região, não poderia perder essa oportunidade. A estrutura do curso é muito boa e aqui poderei obter mais conhecimento no ramo”, conta.

 

De acordo com o professor responsável pelo curso, Ramon Salvan Fernandes, doutor em Engenharia Química (UFSC) e docente do Câmpus Criciúma do IFSC, o objetivo dessa qualificação é trazer novas habilidades, de uma maneira diferenciada, incluindo aulas práticas nos laboratórios do Câmpus Criciúma. “A maioria dos alunos não atua no ramo plástico, mas tem experiência na indústria. O conhecimento do chão de fábrica, da rotina industrial, eles já tem. O que vão aprender agora é o desenvolvimento de competências para aplicação em processos de desenvolvimento, controle de qualidade e produção”, explica. Para quem ficou interessado, o curso ainda dispõe de algumas vagas, mas é preciso correr. As inscrições podem ser feitas no NAES (Rua Almirante Barroso, 360, Bairro das Damas, Urussanga. Telefone: (48) 3465-3518).

 

Outros quatro cursos de qualificação profissional estão com inscrições abertas em Urussanga, totalmente gratuitos, até o dia 07 de agosto (próxima segunda-feira): Eletricista Industrial, Torneiro Mecânico, Instalador Eletricista Predial de Baixa Tensão e Representante Comercial. Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal de Inscrições do IFSC. A seleção será feita por sorteio público, marcado para o dia 9 de agosto. As matrículas dos candidatos selecionados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 11 e 15 de agosto. Caso o candidato não possua computador ou acesso à internet, é possível ir ao Câmpus Criciúma ou ao NAES, onde há computadores disponíveis para as inscrições. Neste final de semana, O Naes, em Urussanga, estará realizando plantão no sábado e domingo para as inscrições.

 

Confira abaixo os cursos FIC com inscrições abertas em Urussanga:

Representante Comercial*

Carga horária: 160h

Vagas: 25

Turno: noturno

Aulas: terças, quartas e quintas

Período: agosto a dezembro de 2017

Pré-requisitos: idade igual ou superior a 16 anos e estar cursando o Ensino Médio

Torneiro Mecânico*

Carga horária: 160h

Vagas: 25

Turno: noturno

Aulas: segundas, quintas e sextas

Período: agosto a dezembro de 2017

Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo

Eletricista Industrial*

Carga horária: 200h

Vagas: 25

Turno: noturno

Aulas: segundas, terças e quartas

Período: agosto a dezembro de 2017

Pré-requisitos: idade igual ou superior a 16 anos e estar cursando o Ensino Médio

Instalador Eletricista Predial de Baixa Tensão*

Carga horária: 200h

Vagas: 25

Turno: noturno

Aulas: segundas, terças e quartas

Período: agosto a dezembro de 2017

Pré-requisitos: ter concluído os anos iniciais do Ensino Fundamental e ter idade mínima de 16 anos

*Cursos ofertados em parceria com a prefeitura municipal de Urussanga; aulas em Urussanga e no IFSC Câmpus Criciúma.

Colaboração: Cristina Oliveira | Jornalismo IFSC

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE