• Curso de Moda comemora 20 anos com ciclo de palestras

Curso de Moda comemora 20 anos com ciclo de palestras

03 Out, 2016 15:34:23 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Destaque entre os cursos de Moda do país, a graduação oferecida pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) celebra 20 anos de criação este ano. Palestras e debates voltados para alunos, professores e interessados serão realizados durante o mês, com início na próxima terça, 4, indo até 3 de novembro.

Todas as atividades ocorrem no auditório do bloco amarelo da Udesc Ceart. Profissionais renomados na área, doutores e egressas integram a grade de palestrantes. Assuntos abordando tendências atuais, no mundo acadêmico e profissional, compõem os debates.

Programação:

04 de outubro | 19h - Mesa Redonda: Formação acadêmica e mercado de trabalho na área de moda

Grupo de egressas do curso de Moda da Udesc Ceart se reúne para realizar bate-papo e debater a importância do desenvolvimento da pesquisa e das diferentes experiências de criação acadêmicas.

Convidadas:
- Carolina Luz – Consultora em gestão de marcas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e gerente de projetos sênior na O SET- estúdio de criação e consultoria em moda e design;
- Carine Martins - Estilista sênior do Grupo Malwee;
- Martina Scheidt Schovepper - modelista na empresa Labellamafia;
- Franciele Rudolfo – cofundadora da empresa Pétit Marche - moda autoral com sustentabilidade e criatividade;
- Jaqueline Scissar – fundadora do brechó online Garimpário.

10 de outubro | 18h10 – Palestra Estamparia Digital: métodos e processos de criação e produção

Com a presença de Jeferson da Silva, diretor de criação da empresa Sublitex Estamparia Digital, de Criciúma, a palestra reúne métodos de estamparia têxtil atuais e contemporâneas. O palestrante abordará a agilidade no processo da criação do produto final e a sustentabilidade na redução no uso de água e de efluentes.

20 de outubro | 19h - Coreografias de COR e de LUZ – Relação entre Moda, Arte e Design

A palestrante Flávia Tronca – artista visual, formada em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul e mestre em Educação Estética pela Pontifícia Universidade Católica de RS abordará a relação entre cor, luz, moda, arte e design. Scott MacLeay, artista de novas mídias, escritor e curador que viveu e trabalhou em Paris por mais de 30 anos e que agora reside em Florianópolis, refere-se ao trabalho de Flávia como "luminosidade relativa":

03 de novembro | 19h - Trends Studies: a abordagem qualitativa como metodologia

Depois de concluir seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa (ULisboa), a professora Sandra Rech retorna e divide sua experiência sobre o estudo de tendências e pesquisas qualitativas. A investigação de pós-doutorado professora averiguou a importância da pesquisa qualitativa em uma instituição de estudo e de aplicação de tendências.

Na busca de um delineamento maior para o trabalho, o foco foi dirigido ao TrendsObserver - TO, da Universidade de Lisboa, plataforma de investigação e aplicação de tendências, na qual se realizou sondagem e levantamento informacional com a finalidade de estabelecer parâmetros de comparação e avaliação dos processos de pesquisa qualitativa desenvolvidos pelo TO e pelo laboratório Futuro do Presente lab - FPlab, da Udesc.

Moda 20 anos Udesc

A primeira turma do curso de Moda ingressou em 1996 na Udesc. Ao longo dos anos, conquistou um significativo prestígio junto à comunidade catarinense e a outras universidades do país, sendo hoje, um dos cursos de referência nacional. Em junho de 2015, o curso de Bacharelado em Moda passou pelo reconhecimento de curso pelo Conselho Estadual de Educação (CED), sendo avaliado com nota 4,97, em uma escala de zero a cinco. Há seis anos consecutivos, desde 2011, obtém o selo de cinco estrelas – avaliação máxima – no Guia do Estudante da editora Abril.

Anualmente, o curso realiza o Observatório de Cultura e Tendências Antecipadas - OCTAFashion, no qual são apresentadas as coleções de formatura dos alunos, reunindo um público aproximado de 3 mil pessoas e sendo considerado pela organização como o maior evento de Moda do sul do país.

Neste ano, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o curso de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda, que tem previsão de realizar o processo seletivo para a primeira turma no primeiro semestre de 2017.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança